CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Conselho do Campus São João da Barra

Aprovado o Regimento Interno do Conselho do Campus São João da Barra

por Campus São João da Barra com Comunicação Social da Reitoria publicado 12/01/2023 14h14, última modificação 12/01/2023 14h14
Documento foi construído por uma comissão instituída pelo diretor-geral da unidade e passou por uma consulta pública antes de ser enviada ao Conselho de Campus, Cenpei e posteriormente ao Consup.
Aprovado o Regimento Interno do Conselho do Campus São João da Barra

Conselho do Campus São João da Barra

Foi publicado no dia 10 de fevereiro a Resolução Consup/Iff nº 64, que aprovou o Regimento Interno do Conselho do Campus São João da Barra. O Conselho de Campus é o órgão superior da organização da unidade e que tem como finalidade colaborar para o aperfeiçoamento do processo educativo, apoiar a gestão administrativa e acadêmica e zelar pela correta execução das políticas institucionais no campus.

O conselho, como órgão de caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador, é responsável por aprovar a proposta de calendário acadêmico do campus e encaminhá-la ao Conselho Superior; aprovar o projeto político-pedagógico, a organização didática, os regulamentos internos e as normas disciplinares do campus; aprovar propostas de criação e extinção de cursos, bem como qualquer alteração nestes; acompanhar a execução de ações pedagógicas e administrativas; propor à direção ações a serem desenvolvidas no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, além de aprovar e apreciar outros temas que possam ser submetidos.

O Regimento Interno aprovado assegura a paridade de voto entre os segmentos da comunidade acadêmica. Além do diretor-geral como presidente, o Conselho do Campus tem a seguinte composição:
- dois diretores como representantes da gestão do campus;
- dois docentes, eleitos pelos seus pares;
- dois técnico-administrativos, eleitos pelos seus pares;
- dois discentes, eleitos pelos seus pares;
- três representantes da comunidade externa, sem vínculo com o IFF, como pais ou responsáveis de aluno, estudantes egressos ou membros da sociedade em geral, pertencendo a entidades civis ou empresariais.

Como mecanismos de transparência das decisões do Conselho, o regimento prevê ainda que as reuniões passarão a ser gravadas e transmitidas em canal oficial do campus. As gravações das últimas reuniões estão disponíveis no Canal @iffsjb no YouTube. As atas das reuniões realizadas pelo Conselho passaram a estar públicas no CDD desde abril de 2020.

“A aprovação deste Regimento Interno era uma grande demanda de toda a comunidade acadêmica do Campus São João da Barra, por estabelecer as normas do funcionamento do Conselho, de forma a garantir a segurança quanto aos procedimentos e diretrizes das ações educacionais realizadas por este importante órgão”, salientou o presidente do Conselho e diretor-geral do campus, professor Paulo Vidal.

Veja AQUI o Regimento do Conselho do Campus São João da Barra.