CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Estudante

Aula Inaugural marca início do Curso Técnico em Transporte Aquaviário no Campus São João da Barra

por Campus Avançado São João da Barra com Comunicação Social da Reitoria publicado 07/03/2023 17h09, última modificação 09/03/2023 21h41
Momento foi marcado pela palestra sobre Segurança da Navegação, ministrada pelo supervisor do Tráfego Marítimo do Centro VTS do Porto do Açu, Rodrigo Viana Rangel.
Aula inaugural marca início do Curso Técnico em Transporte Aquaviário

Alunos da primeira turma participaram do evento no campus (Foto: Campus Avançado São João da Barra).

O Campus São João da Barra do IFFluminense realizou na última sexta-feira, 03 de março, a Aula Inaugural do Curso Técnico em Transporte Aquaviário. Além do acolhimento às turmas de ingressantes, a solenidade foi marcada pela palestra ministrada pelo supervisor do Tráfego Marítimo do Centro VTS do Porto do Açu, Rodrigo Viana Rangel, com o tema "Segurança da Navegação".

Na ocasião, Rodrigo apresentou o Centro VTS (Vessel Traffic Service) do Porto do Açu, que é um centro de monitoramento de tráfego marítimo com a finalidade de aumentar a camada de segurança e navegação no Porto e proximidades, com informações e ações para gerenciamento e assistência ao navegante.

A Capitania dos Portos da Marinha do Brasil prestigiou o evento com a presença do sargento Maycon da Silva Castro, representando o capitão-tenente Fábio Henrique da Silva. Sargento Castro destacou a importância do monitoramento e fiscalização do tráfego marítimo.

O diretor de Ensino, David Costa, falou sobre o processo de criação do Curso de Transporte Aquaviário, cujo estudo de viabilidade demonstrou a alta demanda dos arranjos produtivos locais pelo perfil profissional. "Atualmente, o Porto do Açu, localizado no município de São João da Barra, abriga a maior base de apoio offshore do mundo, tem o terceiro maior terminal de minério de ferro do Brasil, é responsável por 25% das exportações brasileiras de petróleo e já é o terceiro maior porto nacional em movimentação de cargas", explica.

O mais novo curso técnico do Campus São João da Barra do IFFluminense é ofertado na modalidade integrada ao ensino médio. A seleção dos estudantes ocorre por meio de processo seletivo anual, quando são abertas 32 vagas por turma. Acompanhe a página do Curso Técnico em Transporte Aquaviário para outras informações.

Processo Seletivo Público da Petrobras

A Petrobras lançou no dia 09 de fevereiro o novo processo seletivo público com 373 oportunidades para nível técnico, além da formação de cadastro de reserva. Não é requerida comprovação de experiência profissional prévia. As inscrições podem ser realizadas até as 18h do dia 17 de março, mediante o preenchimento de formulário disponível no site www.cebraspe.org.br.

Durante a aula inaugural, o diretor-geral do campus, professor Paulo Vidal, pontuou o esforço que o IFF está fazendo junto com o CRT/RJ e Sindipetro NF para que a Petrobras retifique seu edital de forma a considerar o técnico em Transporte Aquaviário entre os requisitos para ingresso na estatal brasileira.

“O reconhecimento da formação técnica em Transporte Aquaviário por uma das maiores companhias do mundo no setor de petróleo e gás traz desdobramentos que vão além deste concurso, podendo ter impacto na seleção de profissionais das empresas contratadas pela Petrobras, nos processos públicos de seleção da área marítima e portuária em toda a cadeira de logística brasileira“, afirma Vidal.