CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Campus recebe Mostra de Cinema

por admin publicado 27/02/2015 17h05, última modificação 18/12/2017 17h20
O campus Avançado São João da Barra sedia circuito de exibição de filmes que discutem os Direitos Humanos. Participam do evento servidores e estudantes.

Alunos e professores do campus Avançado São João da Barra participaram do circuito internacional 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul, nos dias 26 de 27 de fevereiro de 2015. O IFFluminense é uma das instituições brasileiras que está sediando o evento com programação diferenciada em cada campus (veja a programação completa AQUI).

Os filmes exibidos foram “Rio Cigano”, “Encontrando Forrester” e “A vizinhança do Tigre”. Além da exibição e do debate, uma sessão de pipoca ajudou a dar ao evento um tom mais descontraído.

Iana Gaiato Amaral, aluna do 1º ano do Ensino Médio, destaca que “a violação dos Direitos Humanos se dá tanto por falta de conhecimento, quanto por falta de interesse dos cidadãos. Nestes casos, poder refletir sobre o tema ainda jovem, permite uma compreensão mais abrangente dos direitos e deveres de cada um na sociedade”.

Coordenador de Pesquisa e Extensão do campus e um dos organizadores locais, o professor Dirceu Pereira ressaltou que “a região de São João da Barra tem dificuldades relacionadas à remoção das famílias com a instalação do Porto do Açu. Acredito que a abordagem do tema 'Direitos Humanos' pode auxiliá-los na compreensão da própria realidade”.

O debate com os alunos foi intermediado pelo professor Luciano Ferreira, também organizador local do evento. “Acredito na contribuição do cinema como ponto de partida para discussões importantes”, disse. Quando perguntado sobre a reação dos alunos com a ideia de sediar a Mostra, o professor afirmou que “a receptividade foi muito grande”.

O cinema tem essa função, além de divertir: inserir de forma leve na rotina a discussão de temas que fazem parte da vida em sociedade.

IFF nas redes sociais: http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em 27/02/2015)

— registrado em: