CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Campus São João da Barra inaugura Quadra Poliesportiva

por Campus Avançado São João da Barra com Comunicação Social da Reitoria publicado 06/03/2023 16h39, última modificação 07/03/2023 06h50
Na ocasião, também foi lançada a pedra fundamental do Restaurante Estudantil, com conclusão prevista para 2024.
Campus São João da Barra inaugura Quadra Poliesportiva

Gestores do IFF e autoridades durante inauguração da quadra (Foto: Divulgação/IFF)

O Campus Avançado São João da Barra do Instituto Federal Fluminense inaugurou a sua Quadra Poliesportiva na manhã de sexta-feira, dia 03 de março. A solenidade, que também foi marcada pelo lançamento da pedra fundamental do Restaurante Estudantil, contou com a participação de estudantes, servidores, gestores do IFF e autoridades.

A Quadra Poliesportiva possui área construída de 745m² e recebeu investimentos da ordem de R$ 723.876,75, com valor obtido por emenda parlamentar do deputado federal Glauber Braga (PSol-RJ). O espaço, tão sonhado pela comunidade acadêmica, foi uma conquista não só do campus, mas também de estudantes e ex-alunos, que inscreveram o projeto e se empenharam para conseguir os recursos da emenda participativa, por meio de uma votação online.

O diretor-geral do campus, Paulo Vidal, destacou a importância da participação de todos e do apoio do poder público. “Quando a gente passa por um período de restrição orçamentária, um período em que somos muito questionados, é muito bom a gente ter esse apoio do Executivo, do Legislativo, sabendo qual é o papel da escola pública e sua relevância. Eu me sinto muito orgulhoso de estar aqui representando todos os servidores e alunos que sonharam que esse  dia chegaria”.

"Espero que um dia as emendas não sejam mais necessárias. Que a gente tenha o recurso do Ministério da Educação suficiente para todo o investimento que as escolas públicas precisam”.           Glauber Braga

O deputado federal Glauber Braga também ressaltou a participação coletiva: “Se essa inauguração está acontecendo, ela veio de um processo coletivo que não começou no dia de hoje e que teve um papel fundamental de estudantes, professores e profissionais da educação como um todo. O resultado dessa inauguração é o resultado da luta de vocês pela educação pública, de vocês que têm o direito de ter uma educação de qualidade”, pontuou Glauber, afirmando esperar que um dia as emendas não sejam mais necessárias. “Que a gente tenha, na verdade, o recurso do Ministério da Educação suficiente para todo o investimento que as escolas públicas precisam”.

A prefeita de São João da Barra, Carla Caputi, relembrou o esforço da Prefeitura e do IFF para que o campus se estabelecesse no município. “A gente precisa lembrar disso e honrar as pessoas que lutaram para que isso acontecesse, devido ao avanço que a gente vem presenciando, a necessidade da qualificação, de ter um curso técnico”, destacou Carla, acrescentando que “o conhecimento é algo que ninguém tira de vocês, isso não tem preço. (...) A educação deve ser sempre a nossa primeira meta, porque com a educação a gente vai longe”.

O reitor do IFF, Jefferson Manhães, afirmou que inaugurar uma quadra não é algo trivial. “Nesta instituição nós não fazemos ensino, nós fazemos educação profissional, científica e tecnológica, socialmente referenciada, gratuita e de excelência. Aqui nós preparamos cidadãos para o trabalho e para a vida. Para isso, nós precisamos ter um ensino de qualidade, laboratórios para prática, mas também o esporte, que forma equipes. O trabalho coletivo é o grande desafio que nós temos para além da competência individual”, ressaltou o reitor que, ao final de seu discurso, entregou, junto com o diretor de Relações Institucionais do IFF, Fernando Ferrara, uma placa de agradecimento ao deputado Glauber por ter sido o parlamentar que mais destinou recursos de emendas para o Instituto.

Autoridades durante lançamento da Pedra Fundamental do Restaurante Estudantil

Restaurante Estudantil

A solenidade de inauguração também foi marcada pelo lançamento da Pedra Fundamental do Restaurante Estudantil do campus, que tem previsão de conclusão no primeiro trimestre de 2024. A obra possui uma área total de 377,85m², com salão de refeição de 124,85m², com capacidade para cerca de 105 lugares. No local poderão ser servidas, em média, 300 refeições por dia. Na instalação estão previstas, ainda, áreas de cocção, estoque, câmaras frias, recolhimento, higienização, entre outras.

O valor investido será de R$ 1.612.417,73, considerando todas as etapas da obra, com aporte de R$ 1,5 milhão proveniente de emenda parlamentar da deputada federal Talíria Petrone (PSol-RJ). O deputado federal Glauber Braga indicou recurso de emenda parlamentar para aquisição dos equipamentos e mobiliário para funcionamento do restaurante.

Prédio Administrativo

Ao final da cerimônia, os participantes foram convidados a fazer uma visita guiada ao prédio administrativo do campus que está em fase de conclusão e deve ser inaugurado no primeiro semestre de 2023. O espaço contará com um auditório com 136 lugares, biblioteca, laboratórios de Informática e de Inteligência Artificial, registro acadêmico e demais espaços administrativos e escolares.