CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Campus São João da Barra promove I Encontro Cultural e II Festival de Talentos

por Comunicação Social da Reitoria publicado 13/11/2018 10h39, última modificação 13/11/2018 11h22
Eventos contaram com a participação de alunos egressos e da comunidade externa.
Campus São João da Barra promove I Encontro Cultural e II Festival de Talentos

Participantes do concurso de dança

O IFF São João da Barra realizou o seu I Encontro Cultural e o II Festival de Talentos nos dias 22 e 23 de outubro de 2018. Os eventos foram abertos para a comunidade externa, e um dos destaques foi a participação de alunos da Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa nos concursos de fotografia e desenho.

A programação do I Encontro de Cultural foi aberta pelo Projeto Integrador de Musicalização do campus, com a apresentação música “Sol”. O Encontro incluiu a realização de um Quiz Cultural, organizado pelas servidoras Maria Luísa Terra Cola e Fabiana Nunes Cabral Monteiro; uma oficina de tirinhas ministrada por Noah Herlander Beccari, aluno de Design Gráfico do Campus Campos Centro; e a realização da Sala Temática “Mundo Games”, orientada pela professora Priscila Mattos Monken, visando o resgate de jogos tradicionais.

Já o II Festival de Talentos, organizado pelo projeto cultural “Arte, cultura e ação social: conhecer, viver e compartilhar”, coordenado pela professora Dayana Dias, mais uma vez integrou membros da comunidade interna e externa na territorialidade do IFFluminense - Campus Avançado São João da Barra. O evento contou com apresentações de dança, música (solo, duplas e bandas), além de concursos de desenho e de fotografia. Os trabalhos vencedores dessas duas últimas categorias foram escolhidos online por meio votação na página do projeto cultural do campus na rede social Facebook.

Ex-alunos do campus também participaram ativamente do evento nas modalidades de poesia e música, e obtiveram o primeiro lugar em ambas. A poesia vencedora do II Festival de Talentos foi “O outro lado da moeda”, de João Henrique Felizardo.

A estudante Laura Gonçalves destacou a organização do evento: "Tudo muito organizado, desde as pessoas para recepcionarem os visitantes de fora até a arrumação no hall da escola. Também tivemos uma grande variedade de concursos, que agregaram valor ao festival. As atividades entretiveram os alunos e fizeram com que os mesmos quisessem participar. Já estou ansiosa para 2019!".

O aluno Filippe Rangel, bolsista do projeto de Arte, Cultura e Ação Social, ressaltou que o Festival possibilitou que os alunos do campus e algumas pessoas da comunidade externa do IFF São João da Barra mostrassem os seus talentos artísticos. "Tivemos também o Quiz Cultura em que os alunos respondiam perguntas de conhecimento cultural. Vimos uma unidade entre os alunos para criar apresentações e tivemos um suporte bem legal por parte dos servidores, nos ajudando e dando incentivo ao protagonismo estudantil na organização do evento".