CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Eleições 2016

Campus São João da Barra realiza o primeiro debate entre os prefeitáveis do município

por Comunicação Social da Reitoria publicado 20/09/2016 13h15, última modificação 20/09/2016 13h44
Educação, saúde, cultura e lazer, transporte, acessibilidade e emprego e renda estiveram entre os temas debatidos pelos candidatos à prefeitura de São João da Barra.

Candidatos Neco e Carla Machado durante o debate

O Campus Avançado São João da Barra realizou, na noite desta segunda-feira, dia 19 de setembro, no auditório montado no campus, o primeiro debate político eleitoral entre os candidatos à prefeitura do município, Carla Machado e José Amaro Martins de Souza (Neco). O debate contou com a participação de servidores, estudantes, pais e responsáveis, representantes da comunidade externa e de diversos veículos de comunicação, que realizaram transmissão ao vivo do evento.

Na abertura do debate, a diretora de Ensino do campus, Maria Lúcia Ravela, destacou que a função do IFFluminense “excede o educacional e se expande no sentido de tornar-se promotor e alavancador do desenvolvimento social e cultural de São João da Barra e da região. Esse debate faz parte de nossa missão neste município que passamos a atuar, enriquecendo o processo democrático que está em curso”, afirma Ravela.

O pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFFluminense, Vicente de Oliveira, ressaltou a importância do evento. “A realização deste debate, além de ser um momento histórico no município, possibilita à comunidade acadêmica a oportunidade de discutir questões estratégicas para o fortalecimento e consolidação deste campus”, disse o pró-reitor.

Debate - Mediado pelo professor do Campus Avançado São João da Barra, Ângelo Gonçalves, o debate foi dividido em cinco blocos, com ordem de pronunciamento dos candidatos sendo definida por sorteios e intervalo de cinco minutos entre os blocos. No primeiro bloco, os candidatos Carla Machado e Neco fizeram um total de quatro perguntas entre si, com temas livres e de forma intercalada.

No segundo bloco, os candidatos responderam a quatro perguntas, formuladas previamente por representantes do Conselho de Campus, Grêmio Estudantil, pais e/ou responsáveis e servidores, com questões relacionadas à acessibilidade e construção de abrigo de passageiros na BR 356, em frente ao campus; Educação e Transporte.

Durante o terceiro bloco, cada candidato formulou duas perguntas para o seu adversário, a partir de temas preestabelecidos e sorteados pelo mediador do debate. Os temas foram plano diretor, educação, economia e saneamento básico. No quarto bloco quatro pessoas do auditório foram sorteadas para formularem perguntas aos candidatos sobre os temas que não haviam sido debatidos no bloco anterior. Os temas escolhidos pelo público foram Porto do Açu, saúde, cultura e lazer e emprego e renda. O quinto e último bloco foi destinado às considerações finais dos candidatos.

Para a estudante e presidente do Grêmio Estudantil Meireles Peixoto (Gemp), Iana Amaral, o debate “foi uma experiência única para os alunos, uma oportunidade de aprendizado e uma aula de cidadania”.

O diretor-geral do Campus Avançado São João da Barra, Valdeir Júlio, considera que os objetivos pretendidos com a realização do debate foram alcançados. “Trouxemos os alunos e a comunidade para participar democraticamente deste processo eleitoral, mostramos que o Instituto está presente em São João da Barra e que podemos ajudar a construir um município melhor. Muitos alunos, que estão aqui hoje participando deste processo, poderão ser nossos futuros gestores”, destacou Valdeir.

Comunicação Social da Reitoria