CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Estrutura dos campi

Campus São João da Barra tem mudança na tipologia

por Mônica Athayde Gonçalves publicado 09/05/2024 20h45, última modificação 10/05/2024 14h59
A mudança na tipologia de IF Campus Avançado para IF Campus foi autorizada pela Portaria nº 411 do Ministério da Educação - MEC.
foto SJB.jpeg

Dessa forma, o Campus São João da Barra passa a ser um campus pleno em sua estrutura e poderá implantar novos cursos, inclusive superiores, ampliando o escopo da verticalização do Ensino indicado nos IF´s. Para alcançar esse objetivo, servidores e gestores da unidade trabalharam para atender aos critérios exigidos pelo Ministério da Educação (MEC), durante dois anos, conquistando assim,  um aumento na capacidade de servir melhor à comunidade no seu território de abrangência.

Atualmente, o campus já atende as demandas voltadas para o mercado de trabalho local, como: transporte aquaviário, petróleo e gás, eletrotécnica e eletromecânica, além de cursos de formação inicial e continuada (FIC), voltados à capacitação do trabalhador, atuando na melhoria da sua competência e ampliando a condição de atender com mais efetividade as ofertas do mercado de trabalho local.

Segundo o diretor-geral do campus, Gláucio Pereira, a mudança dependia de alguns critérios que indicavam a necessidade da ampliação do campus, como aumento do número de matrículas e a necessidade de oferta de novos cursos. Agora, com a tipologia IF Campus 40/26, que possibilita o aumento do número de servidores, o campus tem a condição de avançar na oferta de cursos.

"A notícia foi recebida com grande alegria pela comunidade. O campus completará 10 anos de autorização para funcionamento, no mês junho. É como comemorar um aniversário, e a mudança de tipologia veio como último presente especial e em momento bastante oportuno para celebrar este marco para a cidade de São João da Barra e para a instituição. Estamos concluindo a construção do nosso Restaurante Estudantil, passamos a contar com uma quadra coberta há pouco tempo e estamos em fase final para passar a utilizar nosso novo Prédio Administrativo. Passar a campus pleno é também um reconhecimento dos esforços e do quão alto ainda podemos voar em termos de potencial como instituição pública de ensino de alto nível", afirma.

Para o ex-diretor-geral da unidade e atual pró-reitor de Ensino, Paulo Vidal, a mudança de tipologia do campus representa o reconhecimento da atuação do IFF naquele território e o potencial do Instituto Federal Fluminense em aumentar sua oferta formativa em benefício da consolidação do desenvolvimento socioeconômico local e regional. "Neste momento de crescimento da Rede Federal, teremos a oportunidade de levar a educação profissional e tecnológica a novos espaços e públicos, formando e qualificando cidadãos para atuação nos arranjos produtivos, sociais e culturais.", ressalta Vidal.

O IFFluminense ainda tem dois campi avançados, Maricá e Cambuci, que estão também empenhados em cumprir os critérios indicados pelo MEC para, assim, alcançar plenamente a missão institucional de colaborar com o desenvolvimento social e econômico dos seus territórios de abrangência.

Saiba Mais

Pela tipologia do MEC, um campus avançado possui um número reduzido de servidores, sendo 20 docentes e 13 técnico-administrativos; também não tem autonomia financeira e patrimonial para realizar algumas operações. Com a mudança de tipologia, o agora Campus São João da Barra terá a possibilidade de contar com até 40 docentes e 26 técnico-administrativos.

"Isso nos dará condições de ampliar a oferta de vagas, criar novos cursos e, assim, diversificar as áreas e perfis dos profissionais que vamos formar nos próximos anos. Dentre as nossas possibilidades futuras está o nosso sonhado curso superior, que será o primeiro de graduação em instituição pública na cidade de São João da Barra", complementa Gláucio.

Atualmente, a unidade conta com 25 docentes e 14 técnico-administrativos, além de aproximadamente 450 alunos. A expectativa é de atingir o número de 900 alunos dentro de cinco anos.

registrado em: , , ,