CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

APP - Atividades Pedagógicas Presenciais

Campus SJB inicia retorno gradual e seguro às atividades presenciais

por Campus Avançado São João da Barra com Comunicação da Reitoria publicado 22/11/2021 09h41, última modificação 23/11/2021 10h30
Nesta fase estão previstas atividades em laboratórios experimentais e disponibilização do laboratório de informática para alunos não alcançados pelos projetos de inclusão digital das APNP.

Na manhã do dia 23 de novembro teve início o retorno das atividades presenciais no Campus Avançado São João da Barra. O Plano de Retorno às Atividades Presenciais do IFF, aprovado pela Resolução Consup Nº 54/2021, prevê um retorno gradual estruturado em cinco fases.

Na fase 1 foi instituída uma comissão local de biossegurança, que realizou atividades de planejamento e preparação do campus para o início das atividades presenciais, incluindo o acompanhamento dos indicadores epidemiológicos do município. O campus recebeu ainda nessa fase a visita da Vigilância Sanitária Municipal para avaliação das medidas de biossegurança adotadas para proteção contra a covid-19, tendo recebido parecer favorável.

Para início da fase 2, que possibilita atividades presenciais com até 20% dos estudantes de cada turno, prioritariamente os concluintes e os que necessitam utilizar o laboratório de informática para acompanhar as APNP, a comissão local de biossegurança elaborou o Plano de Contingência Local e o Relatório de ações realizadas na fase 1, que foi aprovado pelo Conselho Superior do IFF na última quinta-feira, dia 18 de novembro, com parecer favorável para o início das atividades presenciais no campus. Ambos os documentos já haviam sido aprovados pelo Conselho de Campus.

Atividades Pedagógicas Presenciais (APP)

As atividades atualmente previstas nessa fase 2 são para determinadas turmas e em componentes curriculares específicos. O quadro com os horários das atividades presenciais previstas para cada turma será elaborado pelas coordenações de curso. Mesmo os estudantes que vão participar de aulas práticas pelas Atividades Pedagógicas Presenciais (APP) continuarão tendo que frequentar as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) nesta fase.

Protocolos de biossegurança

Para garantir a segurança de toda a comunidade que atuará presencialmente na instituição, alunos e servidores devem respeitar os protocolos de biossegurança estabelecidos. A norma de acesso ao campus prevê para estudantes e servidores a comprovação de vacinação, uso de máscara e a manutenção do distanciamento.

A permanência dos discentes no campus fica restrita aos horários de aula e o atendimento nos setores será realizado mediante agendamento prévio. Todos deverão levar copos para o consumo de água, tendo em vista que não serão fornecidos copos descartáveis.

Orientações para estudantes e servidores

Foi criada a Página de acompanhamento do Plano de Retorno Gradual das APP do Campus SJB, onde estarão disponíveis em um único canal de comunicação todos os documentos e as orientações para estudantes e servidores.