CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Saúde Mental

Campus SJB realiza parceria com a Gradiva para promoção da saúde mental da comunidade acadêmica

por Campus São João da Barra com Comunicação Social da Reitoria publicado 06/12/2022 10h00, última modificação 06/12/2022 10h00
Acordo de Cooperação Técnica permite que alunos sejam atendidos pela Clínica Social da Gradiva Instituto de Psicanálise, com gratuidade aos atendidos por programa de assistência estudantil do campus.

Gradiva Instituto de Psicanálise, parceira do IFF SJB

O Acordo de Cooperação Técnica - ACT entre o Instituto Federal Fluminense e a Gradiva Instituto de Psicanálise foi realizado a partir de um diagnóstico da Coordenação de Assistência Estudantil e Apoio Pedagógico do Campus São João da Barra – CAEAP, que identificou a necessidade de estruturar ações de promoção à saúde mental da comunidade escolar, especialmente em decorrência dos efeitos do isolamento durante a pandemia.

O Acordo, com vigência de doze meses, prorrogáveis mediante a assinatura de Termo Aditivo, tem como objetivo estabelecer a cooperação institucional para a implementação de ações que visem à promoção da saúde mental de alunos e trabalhadores do Campus Avançado São João da Barra.

Além do atendimento àqueles que necessitem de acompanhamento psicológico, o plano de trabalho prevê a promoção de rodas de conversa com estudantes, famílias e servidores, eventos para divulgação da importância da atenção à saúde mental e orientação para o acolhimento e encaminhamento dos estudantes e famílias.

A gestão da parceria é feita pela servidora da CAEAP e pedagoga do campus, Alessandra Rocha. A profissional explica que o acesso ao atendimento psicológico é mais uma estratégia do campus para garantir melhores condições de permanência e êxito dos (as) estudantes. "Entendendo a importância da saúde mental para a aprendizagem e qualidade de vida, a parceria contribui com o diagnóstico e tratamento do sofrimento psíquico, transtornos de aprendizagem e ainda desenvolve ações preventivas junto a comunidade escolar", destaca Alessandra.

A inclusão no programa pode ser solicitada pela família ou através de identificação de dificuldades de aprendizagem ou comportamentos específicos pela equipe pedagógica, sempre autorizado pelos responsáveis, em caso de menores de idade.

Angélica Tironi, diretora da Gradiva, destaca a importância da parceria firmada: "Este trabalho está sendo necessário, pois, com o retorno das atividades presenciais, após o período de pandemia, a equipe pedagógica deste campus encontrou-se diante do desafio de atender muitos estudantes apresentando sintomas psíquicos que urgiam por atendimento psicológico especializado. Este trabalho conta com uma equipe, composta por profissionais dos dois Institutos, envolvida na tarefa de que esta cooperação renda bons frutos. Nosso agradecimento à Naira Sampaio, Patrick Peçanha, Sizue Itho e todos os membros da Gradiva envolvidos neste Projeto; além de Paulo Vidal, Nina Barreto, Alessandra Rocha, Luciano Ferreira e David Costa, que, pelo IFF, vêm nos orientando sobre as necessidades e urgências de alunos e funcionários do Campus São João da Barra."