CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Ciclo de Palestras em NÚCLEO AVANÇADO do IFF

por admin publicado 30/09/2009 13h20, última modificação 18/12/2017 17h19
O evento foi planejado pelos alunos do curso de Segurança do Trabalho do Núcleo Avançado de São João da Barra, distrito de Sabonete, do IF Fluminense.

Como aplicar os primeiros socorros em uma situação de emergência? Qual a melhor forma de prevenir acidentes?Essas e outras perguntas vão ser respondidas em um ciclo de palestras que começa nesta quinta-feira, dia 01 de outubro. O evento foi planejado pelos alunos do curso de Segurança do Trabalho do Instituto Federal Fluminense, que acontece no distrito de Sabonete e na sede do município de São João da Barra e vai acontecer em diferentes pontos do município com encontros abertos ao público.
      O início das atividades vai ser na Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa, na sede de São João da Barra, às 19:30. Oficiais do Corpo de Bombeiros de São João da Barra vão ministrar uma palestra que vai tratar sobre atendimentos emergenciais.
       No dia 04 de outubro, às 8 da manhã, na sede da subprefeitura de São João da Barra em Sabonete, a palestra vai ser direcionada para a comunidade. Pessoas envolvidas com atividades agrícolas, empresários, lavradores e todos que participarem vão ter a chance de aprender um pouco mais sobre “Primeiros socorros e prevenção de acidentes com ênfase em animais peçonhentos e agrotóxicos”. A palestra vai ser ministrada pelos alunos que vão tentar passar para os outros os conhecimentos que já adquiriram no curso.
      As informações sobre choques elétricos, perdas e traumas, com ênfase na utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) vão ser tema de mais uma palestra, que acontece no dia 13 de outubro, às 14 horas, na Cerâmica Cazumbá, na localidade com o mesmo nome. Mais uma vez, o encontro vai ser ministrado por alunos do curso de Segurança do trabalho.
      No dia 06 de outubro, os estudantes da turma da sede encerram o evento com uma visita técnica na Indústria de Bebidas Thomais de Aquino Filho em São João da Barra, para elaboração de Mapa de Riscos.
      “Durante todo o ciclo de encontros e palestras os alunos devem desenvolver um enriquecimento profissional, além de terem a chance de colocar em prática o que aprenderam e conseguirem integrar comunidade e instituição.” Comenta Oséas Rocha, coordenador Geral do Núcleo Avançado do IFF em São João da Barra.