CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Cooperativa recebe prêmio Consul

por admin publicado 04/09/2014 15h40, última modificação 18/12/2017 17h20
Prêmio Usinas do Trabalho 2014, iniciativa promovida pelo Instituto Consulado da Mulher, contempla cooperativa em São João da Barra formada por alunas do IFFluminense.

Amanhece em Carrapicho, uma localidade da praia de Atafona, no município de São João da Barra-RJ. Dacira Ferreira de Barros, 53 anos, se prepara para mais um dia de trabalho. Há alguns anos ela não estaria feliz com a rotina de empregada doméstica, mas tornou-se uma empreendedora depois de participar dos cursos de culinária e cooperativismo que fez no IFF São João da Barra e formar uma cooperativa para fornecimento de quentinhas com as colegas de curso, em parceria com a Prefeitura Municipal.

A cooperativa Artculinária foi fundada há dois anos e, além de receber encomendas para festas e quentinhas, serve refeições diárias. “As pessoas elogiam o que fazemos e voltam porque gostaram. O trabalho aqui é muito bom e espero que venha mais”, afirma Dacira.

Com uma trajetória de dedicação e desafios, as mulheres da Artculinária acumulam sucesso no empreendimento e reconhecimento. Inscrita no Prêmio Usinas do Trabalho 2014, iniciativa promovida pelo Instituto Consulado da Mulher, ação social da Consul, a Artculinária ficou entre as dez melhores cooperativas inscritas e recebeu a doação de eletrodomésticos da marca, R$ 5.000 em dinheiro para investimentos no negócio e, ainda, uma viagem para um curso de capacitação em São Paulo.

De acordo com Vivian Abreu de Souza Rangel, assistente social da Artculinária, “os benefícios gerados pela premiação são enormes, pois elas não possuíam nenhum patrimônio e agora já podem investir em material para aumentar seus rendimentos”, disse.

A cooperativa concorreu com outros empreendimentos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Além de critério de vulnerabilidade, o concurso avaliou também: economia solidária, protagonismo feminino e sustentabilidade dos grupos que possuem característica popular, coletiva e liderança feminina atuante nos segmentos de lavanderia e alimentação. Saiba Mais sobre o prêmio no endereço www.consuladodamulher.org.br.

A conquista foi resultado de determinação, atitude positiva, dedicação e trabalho árduo. Com os prêmios, elas pretendem oferecer seus serviços para uma quantidade maior de pessoas aumentando, com isso, seus rendimentos. “O sonho está se tornando realidade”, comemora Dacira.

A gestora do Mulheres Mil no IFF São João da Barra, Márcia Chrisóstomo, diz que se sente gratificada. “Acredito que o prêmio é o resultado do trabalho da Artculinária, que nasceu no Mulheres Mil sem a pretensão de formar uma cooperativa, mas com o desejo de transformar vidas e dar noção de autonomia e empreendimento às alunas. Sinto-me gratificada por ter tido a oportunidade de ver um projeto desde seu nascimento até o estágio atual, que é uma etapa de formação de estrutura própria”.

IFF nas redes sociaishttp://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 04/09/14)