CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Notícias

Curso FIC

Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Geoprocessamento é concluído

por Campus Avançado São João da Barra com Comunicação Social da Reitoria publicado 07/06/2019 15h31, última modificação 11/06/2019 14h30
Todas as vagas ofertadas foram preenchidas.
Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Geoprocessamento

Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Geoprocessamento é concluído.

   O Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Introdução ao Geoprocessamento, oferecido pelo Campus Avançado São João da Barra em parceria com o Polo de Inovação do Instituto Federal Fluminense, foi concluído na última quarta-feira, 05 de junho, após três meses de atividades.  

 Como trabalho de conclusão de curso, os 22 participantes entre estudantes de graduação e pós-graduação, apresentaram mapas temáticos que abordaram, entre outros assuntos, recursos hídricos, pontos de monitoramento da qualidade da água, precipitações extremas, delimitação de bacias hidrográficas, fragmentos florestais, áreas protegidas, fluxos estudantis.

 Mirian Celeste, geógrafa e mestre em Engenharia Ambiental, destacou em seu trabalho a área de atuação da Escola Municipalizada Usina São Pedro, localizada na área rural do município de Italva-RJ, no contexto do projeto “Círculos de Cultura mediados por Tecnologias Digitais”. “É muito bom ter um curso dessa qualidade em nossa região. Eu já havia buscado por qualificações em Geoprocessamento, mesmo particulares, e não encontrei”. 

   Outro exemplo é o trabalho de Ednilson Gomes de Souza Junior, gestor Ambiental, mestre em Engenharia Ambiental e doutorando em Políticas Sociais, também aluno do curso. Seu mapa destacou a delimitação da Bacia Hidrográfica do Rio Itabapoana, cuja principal referência era um trabalho realizado há mais de trinta anos, tendo por base mapas impressos e com delimitação manual.

   Para a coordenadora de Pesquisa e Extensão do campus, Paola Fonseca, a experiência coordenada pelo professor David Costa foi muito exitosa. "A oferta de um curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) possibilitou a aprendizagem de novas competências e a atualização de saberes em um curto espaço de tempo, proporcionando um imediato retorno dos resultados desse trabalho à sociedade”. David destacou que não é comum a oferta desse tipo de curso no interior do estado. Similares no Rio de Janeiro chegam a custar cerca de R$ 1.000,00. 

   Saiba mais: 

   O geoprocessamento faz uso de informações cartográficas, ou seja, mapas, cartas topográficas, plantas, entre outros em programas de computador para que se possa associar todas as informações. Possui um conjunto de técnicas, conceitos e métodos para a realização do processamento eletrônico de dados georreferenciados.