CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Porto do Açu

Documentário produzido por alunos de São João da Barra se destaca em Feira

por Comunicação Social da Reitoria publicado 22/06/2016 17h14, última modificação 22/06/2016 17h24
O documentário "Açu: A voz dos desapropriados" foi apresentado durante a IX Feira de Responsabilidade Social da Bacia de Campos, realizada de 14 a 16 de junho, em Macaé-RJ.
Documentário produzido por alunos de São João da Barra se destaca em Feira

O documentário foi exibido para um público diverso.

A exibição aconteceu durante o painel temático “Os excluídos: case do crescimento insustentável” e contou, ainda, com um debate entre o professor Marcus Cardoso da Silva, que é um dos coordenadores do trabalho; os estudantes do IFFluminense campus Avançado São João da Barra; representantes dos produtores rurais do quinto distrito de São João da Barra – Açu; e da academia.

O documentário, que retrata as desapropriações na praia do Açu, em São João da Barra, para a construção de um Porto, foi produzido durante o Projeto Integrador 2015 do campus, cujo objetivo era trabalhar um tema com todas as turmas de forma interdisciplinar e dentro da realidade vivida pelos estudantes. No ano passado, o assunto escolhido foi o Porto do Açu. Com 40 minutos de duração, o filme teve a participação de 30 estudantes, que se envolveram em todas as etapas, desde a pesquisa de campo e a produção do roteiro até a edição.

“O resultado da nossa apresentação foi lindo! Uma recepção ótima, muitas congratulações e um debate que teve que ser encerrado pela organização, pois não terminava”, comemora Marcus. Segundo ele, a participação do grupo foi importante em vários aspectos. “Academicamente, os alunos tiveram a oportunidade de debater e discutir o tema e o projeto que elaboraram com diversas pessoas. Esse tipo de coisa só acontece na Universidade, e eles puderam fazer isso já no 2º ano do Ensino Médio. No âmbito pessoal, o documentário foi muito bem recebido e elogiado por todos, o que é interessante para que os estudantes percebam a importância do trabalho deles tanto no âmbito escolar quanto na construção de um mundo mais justo”.

A estudante Inês Souza da Silva, de 16 anos, conta que ficou surpresa com o evento. “Tinha muita gente e pessoas bem jovens. Todo mundo participou e fez comentários após a exibição, ressaltando que, a partir do documentário, puderam conhecer uma realidade distante e que agora passarão a olhar com outros olhos. Professores que estavam presentes também se interessaram por desenvolver um projeto como este com seus alunos. Foi incrível porque o projeto nos fez aprender muito não só em termos de disciplinas escolares, mas também em nossa vida pessoal”, diz.

Estiveram presentes no evento militantes ambientais, alunos das escolas públicas de Macaé, comunidade e professores de Universidades, tais como os da UFRJ, que fizeram um convite ao grupo do IFFluminense a participar de um projeto de monitoramento ambiental ligado à Universidade.

“O principal objetivo do documentário foi dar voz a quem não tem, mostrando a realidade das desapropriações na praia do Açu de forma diferente do que é mostrado na mídia”, ressalta Inês, que participou das etapas de direção, argumento e roteiro. “Até a gente que mora em São João da Barra não conhecia esta realidade, e vimos que é muito diferente do que imaginávamos. Nos emocionamos muito”, relembra, reforçando que espera que o vídeo sirva de exemplo para situações parecidas e para o enfrentamento dos mesmos problemas.

Comunicação Social da Reitoria