CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Notícias

Equipe Solaris brilha na Etapa de Niterói do Desafio Solar Brasil 2023

por admin publicado 15/08/2023 14h38, última modificação 26/10/2023 16h41
Equipe Solaris conquista 4ª lugar no Desafio Solar Brasil 2023, respaldada por parcerias estratégicas para inovação sustentável.
Whatsapp image 2023 08 10 at 09 43 52 1

 A praia de Icaraí, em Niterói, foi o cenário de uma emocionante e desafiadora competição entre barcos movidos à energia solar durante a etapa do Desafio Solar Brasil (DSB) que ocorreu entre os dias 31 de julho a 06 de agosto de 2023. Entre as equipes participantes, a equipe Solaris do IFF se destacou não apenas pelo desempenho nas provas, mas também pela dedicação, superação e paixão pelo uso de energias renováveis e pela preservação do meio ambiente.

 A equipe Solaris, conhecida por seu compromisso com a inovação sustentável, conquistou a quarta colocação nesta etapa do DSB. Apesar dos desafios enfrentados e de uma falha do motor que custou a participação em uma das provas, a equipe manteve sua determinação e otimismo, demonstrando resiliência e espírito de equipe.

Apoios que Fortalecem a Missão da Equipe Solaris

 Além do comprometimento e dedicação dos membros da equipe, o sucesso da Solaris na etapa de Niterói do DSB foi impulsionado pelo apoio de diversas instituições parceiras. A equipe contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), da Secretaria Municipal de Esportes, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de São João da Barra, do IFF Campus São João da Barra e da Pró-reitoria de Extensão, Cultura, Esportes e Diversidade.

 O auxílio financeiro, técnico e logístico oferecido por essas instituições foi fundamental para garantir que a equipe pudesse reformar o catamarã, adquirir os equipamentos necessários e realizar os testes essenciais em um período de tempo tão curto.

Depoimentos que Revelam o Espírito da Equipe Solaris

 Miguel Arthur, responsável pelo setor de gestão e marketing da equipe, compartilhou sua experiência ao longo do projeto e do DSB. Ele destacou a jornada que levou à competição, incluindo a reforma do catamarã e a montagem de equipamentos em um curto espaço de tempo. O comprometimento de todos os membros da equipe, mesmo durante as férias, foi essencial para alcançar a quarta colocação.

 Laiane Bastos, vice-capitã da equipe, expressou sua alegria em participar pela primeira vez do DSB. Ela enfatizou a importância de conhecer equipes de todo o país, trocar experiências e contribuir para o crescimento de suas habilidades. Laiane também ressaltou o orgulho de fazer parte da equipe Solaris e de contribuir para a promoção das energias renováveis.

 Bernardo Franco, também responsável pelo setor de gestão e marketing, compartilhou detalhes desafiadores da competição. Ele descreveu o intenso trabalho de cada membro da equipe, desde a preparação até as provas repletas de testes. A falha do motor apresentou um obstáculo significativo, mas a equipe mostrou agilidade ao buscar e instalar um motor reserva, mesmo que isso tenha custado a participação em uma prova.

Foco no Futuro: O Próximo Desafio em Búzios

 Apesar dos desafios enfrentados em Niterói, a equipe Solaris já está com os olhos voltados para o próximo desafio: a etapa em Búzios. A equipe está determinada a superar expectativas mais uma vez, buscando não apenas competir, mas também inspirar e promover a inovação sustentável.

 O comprometimento da equipe Solaris em relação às energias renováveis, tecnologia e sustentabilidade é uma inspiração para todos. Sua jornada reflete não apenas o desejo de competir, mas também de fazer uma diferença positiva no mundo ao popularizar fontes alternativas de energia.

 O Desafio Solar Brasil 2023 continua a empolgar e inspirar, à medida que equipes como a Solaris demonstram que é possível combinar paixão, inovação e sustentabilidade em um cenário tão desafiador quanto emocionante.