CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Estágio

Estudantes do Campus São João da Barra são aprovados para estágio no Porto do Açu

por Campus Avançado São João da Barra com Comunicação da Reitoria publicado 19/08/2021 21h11, última modificação 24/08/2021 08h34
Foram selecionados estudantes dos quatro cursos técnicos ofertados pelo campus

Estudantes selecionados para vagas de estágio no Porto do Açu (Foto: Divulgação/Porto do Açu)

Por meio do Programa de Estágio Técnico Integrado, 12 jovens de São João da Barra iniciam sua trilha profissional no complexo portuário. O Programa, desenvolvido pelas empresas Açu Petróleo, Ferroport, GNA e Porto do Açu Operações, ofereceu vagas para estudantes dos cursos técnicos de Eletromecânica, Eletrotécnica, Petróleo & Gás e Construção Naval.

A iniciativa, que contou com apoio da Prefeitura Municipal, teve como objetivo incentivar a população local com oportunidades de experiência profissional, estimulando o desenvolvimento da comunidade. O cadastro dos currículos dos candidatos foi feito por meio do Sistema Automatizado de Gestão da Empregabilidade (Sage), ferramenta desenvolvida por alunos do Campus São João da Barra e coordenado pela Superintendência Municipal de Trabalho e Renda de São João da Barra.

"Como maior negócio em desenvolvimento no Norte Fluminense e, sobretudo, por estarmos instalados em São João da Barra, temos o compromisso de desenvolver oportunidades para a comunidade do entorno do Porto do Açu e para os jovens, que representam o futuro da região. Estamos muito otimistas em receber a primeira turma de estagiários técnicos sanjoanenses, neste novo modelo de absorção de talentos, que reforça nosso empenho para a contratação local", afirmou o diretor de Administração Portuária da Porto do Açu, Vinícius Patel.

“O IFF São João da Barra sempre esteve à nossa disposição para qualificar a população local e é muito positivo contar também com o Porto do Açu para esse crescimento”, afirmou a estudante de Eletromecânica, Rachel Schiavo, selecionada para atuar no Terminal de Minério de Ferro.

O Porto do Açu, localizado no município de São João da Barra, hoje é um dos maiores complexos de infraestrutura do País. É responsável por 25% das exportações brasileiras de petróleo, tem o terceiro maior terminal de minério de ferro do Brasil, ergueu o maior parque térmico da América Latina, abriga a maior base de apoio offshore do mundo e já é o terceiro maior porto nacional em movimentação de cargas.

Os estudantes selecionados são maiores de idade e puderam ser vacinados contra a Covid-19 como grupo prioritário de trabalhadores portuários. O Porto do Açu adota desde o início do período pandêmico medidas e procedimentos estabelecidos em seu Plano de Contingência para a prevenção, controle e resposta a emergências relacionadas ao novo coronavírus.