CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Gestores do IFF São João da Barra dialogam com comunidade

por admin publicado 27/08/2014 16h55, última modificação 18/12/2017 17h20
Audiência Pública do IFF campus avançado São João da Barra foi realizada na noite de terça-feira, 26 de agosto de 2014. Comunidade terá dez dias para contribuir com sugestões pelo e-mail disponibilizado.

Para refletir, em conjunto, sobre as diversas possibilidades de atuação do campus avançado São João da Barra, uma audiência pública foi realizada com a participação da comunidade, gestores municipais e representantes de instituições, na noite de terça-feira, 26 de agosto de 2014, na sede do campus, que está em construção.

O diretor da unidade, Valter Sales, destacou o momento como um importante processo de escuta das sugestões e manifestações que irão contribuir para a construção coletiva e o desenvolvimento das ações do campus. Valter apresentou, ainda, a planta da unidade que está sendo construída em uma área de 96 mil metros quadrados e que irá contar com oito laboratórios, 14 salas de aulas, biblioteca, auditório para 240 pessoas, galpão de oficinas, quadro poliesportiva e restaurante estudantil.

“Os novos candidatos que ingressarem no Processo Seletivo 2015 já estudarão neste novo espaço”, explicou Valter, acrescentando que “iremos oferecer 120 vagas nas áreas de Petróleo e Naval”, disse. Sugestões sobre novos cursos e contribuições para a atuação do Instituto em São João da Barra poderão ser encaminhadas pelo e-mail audiencia.sjb@iff.edu.br até o dia 06 de setembro de 2014.

A preparação dos jovens para o ingresso ao IFF foi um dos pontos discutidos na audiência, tendo como proposta ações compartilhadas entre o Instituto e o Município, bem como um trabalho de interação entre as escolas e a qualificação de professores pelo Programa Nacional de Formação de Professores (Parfor), de forma que a comunidade local tenha sucesso nas provas de seleção.

Presente no evento, o reitor do Instituto, Luiz Augusto Caldas, definiu a audiência como uma ocasião especial. “Trata-se de um momento de acolhida, de diálogo com a comunidade e suas representações. É um momento, também, para renovar o compromisso dessa instituição que tem uma opção clara pelo desenvolvimento que inclua as pessoas. Esse é o grande objetivo da expansão da Rede Federal e seu processo de interiorização”, afirmou o reitor referindo-se ao crescimento do número de unidades dos Institutos Federais no Brasil, que chegará a cerca de 560 até o final de 2014.

“Gostaria de reforçar, também, que junto com a instalação de um campus, temos o desafio de manter a excelência do ensino, renovar o compromisso com a formação técnica, como também ampliar a formação de professores. Aqui se estabelece um compromisso: trabalhar para que o IFF se faça existir em nome das pessoas”, ressaltou Luiz.

As obras do IFF São João da Barra já estão em fase de conclusão e, em breve, a unidade deverá entrar em funcionamento na sede definitiva. Atualmente, as aulas acontecem em uma unidade provisória. A presença do IFF em São João da Barra começou em 2002. Conheça a trajetória AQUI.

Mais fotos do evento no Flickr do IFF.

IFF nas redeshttp://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 27/08/14)