CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Homenagem e mobilização em SJB

por admin publicado 15/08/2015 18h00, última modificação 18/12/2017 17h19
Servidores e estudantes do IFF São João da Barra, preocupados com a falta de segurança na BR 356, organizam uma mobilização às 15h e missa às 18h30min.

Com o objetivo de chamar a atenção das autoridades para o problema da falta de segurança na rodovia BR 356, em frente ao IFFluminense campus Avançado São João da Barra, e cobrar soluções imediatas, servidores, estudantes, seus pais e responsáveis estão organizando uma mobilização no dia 19 de agosto, às 15h, na praça São João Batista, no centro de São João da Barra-RJ.

O dia também será marcado por uma homenagem póstuma à estudante Fernanda Gomes Meirelles, vítima de um acidente fatal na rodovia, próximo ao campus, com a realização de uma missa às 18h30min, na Igreja São João Batista. Logo após, acontecerá uma reunião com os presentes para recolher assinaturas.

A proposta é encaminhar um documento à Prefeitura Municipal e ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para cobrar providências urgentes e imediatas no sentido de coibir o excesso de velocidade e possibilitar o fluxo seguro da comunidade, em frente a escola. O local já conta com faixa de pedestres e placas de limite de velocidade em 30km/h.

“Desde 2012 que o IFF SJB solicita à Prefeitura Municipal e ao DNIT as providências necessárias para a construção do acesso à escola visando à segurança da comunidade”, relata o diretor do campus, Valter Sales.

Já foram feitas diversas solicitações por meio de reuniões e envio de dezenas de ofícios. A prefeitura chegou a se comprometer com obras de intervenção, tais como recuo nas vias laterais para entrada e saída da escola, abrigo de passageiros e ponto de ônibus. Sobre o projeto, a Assessoria de Comunicação da prefeitura de São João da Barra informou que a Secretaria de Obras está trabalhando para definir e viabilizar a execução de parte do projeto.

O campus São João da Barra conta com 100 estudantes dos Cursos Técnicos de Nível Médio que frequentam a unidade diariamente, de segunda a sexta-feira. No dia 09 de julho de 2015, um grave acidente tirou a vida da estudante Fernanda, de 16 anos. Ela estava com a mãe em uma motocicleta que foi atingida por um carro na saída da escola. Fernanda faleceu no local e a mãe continua internada no Hospital Ferreira Machado, em Campos-RJ.

Outras ações: Motivados pelo trágico acidente, a comunidade do IFF SJB tem promovido incessantes ações com o intuito de resolver o problema da segurança na BR 356, onde está localizada a escola. Durante o mês de julho, realizou uma manifestação em frente à Prefeitura (10/07); uma visita ao DNIT Campos (10/07); duas visitas ao DNIT Rio (13 e 21/07), quando houve a promessa de que em 15 dias haveria a instalação de um sistema de controle de velocidade em frente ao IFF SJB; e duas visitas à Ampla, em Campos (19 e 20/07). Por último, o reitor do IFFluminense, Luiz Augusto Caldas, e o diretor de SJB, Valter Sales, estiveram em Brasília para uma reunião com representantes do DNIT, no dia 28 de julho. Na ocasião, ficou acertada uma vistoria no local na primeira semana de agosto – o que não aconteceu - para verificar as necessidades e encaminhar as providências imediatas, bem como o desenvolvimento de um estudo técnico para a regularização da situação em definitivo.

“Até o momento, a única ação concreta realizada foi a adequação da iluminação realizada pela Prefeitura, em parceria com o IFF”, informa Valter.

IFF nas redes sociais:http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 15/08/15 e editada em 17/08/15)

— registrado em: , ,