CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Pesquisa inovadora

IFF Campus São João da Barra desenvolve pesquisa inovadora para o ensino de ciências

por Campus SJB com Comunicação Social da Reitoria publicado 25/04/2023 18h04, última modificação 26/04/2023 17h27
O campus desenvolveu modelos didáticos com impressão 3D e corte a laser para o ensino de ciências, com impacto positivo no aprendizado dos alunos. Projeto inovador une tecnologia e educação.
IFF Campus São João da Barra desenvolve pesquisa inovadora para o Ensino de Ciências

Ensaio para a defesa do TCC

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus São João da Barra desenvolveu uma pesquisa de conclusão de curso conduzida pela professora Dra. Cassiana Hygino, que tem como objetivo desenvolver modelos didáticos para o ensino de ciências utilizando tecnologias como impressão 3D e cortadora a laser, e avaliar os impactos de sua implementação no ensino e aprendizagem.

Os modelos foram confeccionados com base na metodologia do Design Thinking (DT) e da Cultura Maker (CM) e aplicados por docentes regentes em turmas do ensino fundamental, anos finais, em uma escola pública municipal de São João da Barra.

O projeto contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, que intermediou a utilização dos modelos na escola pública municipal, permitindo que a pesquisa fosse realizada com sucesso.

Os resultados da pesquisa foram surpreendentes e demonstraram que os modelos didáticos tiveram um grande impacto no ensino de ciências, com uma menor dificuldade de abstração e aumento na participação e no interesse dos estudantes. Além disso, os docentes também relataram maior envolvimento dos alunos quando o tema gerou uma identificação, como ocorreu no caso dos alunos que utilizam óculos ao estudarem as lentes.

Um dos modelos trata-se de uma caixa com uma gravura de olho que pode ser ajustada para representar as condições de hipermetropia, miopia e visão normal. Para demonstrar a formação de imagem em cada caso, três feixes de laser são utilizados. Além disso, o kit permite identificar o tipo de lente necessário para corrigir cada problema de visão específico.

Para a professora da rede municipal, Renata Barreto Sales, a parceria com o IFF Campus São João da Barra foi de grande importância para o seu trabalho como docente de Física. "Eu quero agradecer a parceria, que é para mim muito cara e vai ao encontro do que acredito como educação. Sou professora de Física e sempre estudei esse assunto de modo totalmente teórico, o que me fazia conhecer o assunto, mas de uma forma que eu sempre tinha que pensar muito para não confundir qual lente era aplicável para correção de qual problema de visão. Contudo, após o uso do modelo o conhecimento se tornou muito mais sólido e palpável para mim", destacou a professora.

Jean Carlos, bolsista de Inovação Tecnológica e graduando em Ciências da Natureza, destacou a importância do projeto para a sua formação como futuro docente. Ele ressaltou como a experiência o ajudou a desenvolver habilidades práticas em tecnologia educacional e pedagogia, além de fornecer insights valiosos sobre o processo de ensino e aprendizagem. Jean também enfatizou a importância da orientação da Dra. Cassiana no projeto, que o ajudou a desenvolver suas habilidades e conhecimentos em tecnologia e educação.

A pesquisa do IFF Campus São João da Barra representa um avanço significativo na busca por novas metodologias de ensino e aprendizagem, e mostra como a tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa para engajar e motivar os alunos em sala de aula.