CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

IFF Campus São João da Barra realiza simulado preparatório para o Enem

por admin publicado 05/09/2023 13h55, última modificação 26/10/2023 16h40
Prova foi aplicada durante sábados letivos. Estudantes dos cursos concomitante e subsequente puderam optar por realizar simulados de concursos públicos de sua área de formação.
Preparacao antes de entrar em sala

Atualmente o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se transformou no principal meio de acesso e democratização do ensino superior no Brasil. Com o objetivo de proporcionar aos estudantes a vivência e dinâmica do dia de aplicação das provas do exame nacional, o IFF Campus Avançado São João da Barra realizou, pela primeira vez, um simulado preparatório direcionado aos seus estudantes do Ensino Médio Integrado. Estudantes dos cursos concomitante e subsequente puderam optar por realizar simulados de concursos públicos de sua área de formação.

As provas de múltipla escolha, cujas questões foram selecionadas do próprio Enem pelo corpo docente da instituição, exigiram compreensão e interpretação de texto, desenvolvimento de raciocínio e capacidade de estabelecer conexões entre os conteúdos e diferentes situações ligadas à vida cotidiana. Até mesmo a dinâmica do simulado foi semelhante à do exame nacional, com horário cronometrado para execução das provas, tempo mínimo de permanência e presença de equipe de fiscais e aplicadores.

O simulado, que ocorreu em dois sábados letivos, dias 26 de agosto e 2 de setembro, foi dividido de acordo com as áreas de conhecimento exigidas pelo Enem e baseado nos conteúdos já ministrados para cada turma.

1º sábado letivo – prova de Linguagens, códigos e suas tecnologias (inglês, português, literatura, educação física) e Ciências Humanas e suas tecnologias (filosofia, sociologia, história),

2º sábado letivo – prova de Matemática e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias (química, física, biologia)

“Uma iniciativa extremamente relevante para que os discentes se familiarizem com o formato, o estilo das questões e a cronometragem. Isso ajuda a reduzir a ansiedade, aprimorar estratégias de gerenciamento de tempo, além de permitir que os estudantes identifiquem seus pontos fracos e direcionem seus estudos para um desempenho melhor no Enem”, destaca a professora Juliana Barreto, diretora de Ensino do Campus São João da Barra.

Problemas no transporte público

Por conta de problemas no transporte público nos dias dos simulados, muitos estudantes não conseguiram participar da simulado nos dias programados. Para estes casos, a Equipe Pedagógica do campus possibilitou uma segunda chamada das provas durante a semana de aulas.