CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Comtrate

IFF participa de reunião sobre qualificação profissional com a Prefeitura de SJB e empresas do Porto

por Campus Avançado São João da Barra com Comunicação Social da Reitoria / Divulgação Prefeitura de São João da Barra publicado 14/04/2022 16h30, última modificação 14/04/2022 16h30
Integrantes da Comissão de Trabalho, Tecnologia e Educação (Comtrate) de São João da Barra participaram do primeiro encontro presencial do ano, no gabinete da prefeita Carla Caputi

Diretor-geral do IFF SJB, Paulo Vidal, fala durante o Comtrate (Foto: Divulgação/Secom de São João da Barra)

Rede de empregabilidade, estágio técnico, Programa Jovem Aprendiz foram temas da primeira reunião presencial neste ano da Comissão de Trabalho, Tecnologia e Educação (Comtrate) de São João da Barra, realizada nesta quarta-feira, 13 de abril, no gabinete da prefeita Carla Caputi. Um dos pontos destacados foi a capacitação da mão de obra local a fim de gerar mais oportunidades para os munícipes. Participaram representantes das empresas GNA, DOME, Porto do Açu, Andrade e Gutierrez, TechnipFMC e do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus São João da Barra, e Secretarias Municipais de Educação e Cultura e de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico.

Para a prefeita Carla Caputi, o momento é de reforçar esse diálogo com as empresas que atuam no complexo Porto Industrial do Açu. “A empregabilidade é uma questão social e precisamos continuar avançando nesse aspecto. Esse encontro foi mais uma oportunidade nesse sentido”, salientou a prefeita.

De acordo com o diretor-geral do Campus Avançado de São João da Barra, Paulo Vidal, o IFF atua para suprir esse espaço entre as demandas e a qualificação da mão de obra local. Foram apresentadas as ações de expansão do campus, com novas obras e cursos previstos. Na oportunidade, o diretor destacou ainda as dificuldades de transporte dos estudantes, sendo então agendada reunião sobre o tema com a prefeitura.

A Comtrate foi implantada em 2017 e é formada por membros das Secretarias Municipais de Educação e Cultura e de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, por meio da Superintendência de Trabalho e Renda; do Instituto Federal Fluminense (IFF); além de RHs de empresas que atuam no Porto do Açu. Durante pandemia, as reuniões foram realizadas de forma virtual.

Com informações do site da Prefeitura de São João da Barra