CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Retorno Presencial

IFF São João da Barra inicia ano letivo de 2022 no dia 26 de abril com aulas 100% presenciais

por Campus São João da Barra com Comunicação Social da Reitoria publicado 05/04/2022 15h59, última modificação 06/04/2022 08h33
Decisão foi tomada pelo Conselho de Campus em reunião ordinária no dia 31 de março, a partir do parecer da comissão local de biossegurança.

O Campus Avançado São João da Barra do Instituto Federal Fluminense inicia o ano letivo 2022, no dia 26 de abril, com as aulas 100% em formato presencial. As aulas remotas poderão ocorrer apenas nos casos das disciplinas cujos docentes apresentem condições ou fatores de risco descritos na Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME Nº 90, de 28 de setembro de 2021 ou em atendimento às situações de excepcionalidade decorrentes da pandemia de Covid-19, conforme Resolução nº 11 do Conselho Superior do IFF, de 28 de março de 2022.

A retomada das atividades presenciais no campus teve início ainda em novembro de 2021, limitada às aulas práticas em laboratórios e disponibilização do micródromo aos discentes sem acesso à internet. Desde o dia 14 de fevereiro de 2022 todos os componentes curriculares são ofertados presencialmente, com carga horária complementar remota.

A decisão sobre o retorno à presencialidade de forma integral foi tomada em reunião do Conselho de Campus no dia 31 de março, com base na Resolução nº 9 do Conselho Superior do IFF, de 28 de março de 2022, que aprovou as diretrizes para o retorno seguro às atividades presenciais nos campi e unidades do Instituto, e no Parecer da Comissão Local de Biossegurança, que demonstrou uma melhoria considerável nos indicadores epidemiológicos.

Protocolos de Biossegurança

Conforme definido pelo Conselho Superior do IFF, para participar de atividades presenciais é obrigatória a apresentação prévia de documento constando o esquema vacinal completo. São aceitos como comprovantes:

• O cartão físico de vacinação fornecido no posto onde a pessoa foi vacinada;
  • O certificado nacional de vacinação de Covid-19, disponível no aplicativo ou na versão web do Conecte SUS Cidadão;
  • Eventuais documentos comprobatórios de vacinação que venham a ser instituídos pela autoridade pública competente; ou
  • Laudo que ateste restrição médica à vacinação contra a Covid-19 e que está apto à participação nas atividades presenciais.

O uso da máscara de proteção facial também permanece obrigatório em todas as dependências do IFF para alunos, servidores, funcionários terceirizados e visitantes. É importante também seguir as recomendações do Protocolo de Biossegurança do Instituto, entre elas a higienização periódica das mãos.