CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Notícias

Inclusão Digital

IFF SJB oferece oficinas gratuitas de inclusão digital para terceira idade

por Campus Avançado São João da Barra com Comunicação Social da Reitoria publicado 23/08/2022 00h00, última modificação 26/08/2022 10h21
Inscrições devem ser feitas até o dia 09 de setembro, pelo formulário próprio, disponível no Centro Municipal de Práticas Integrativas.
Oficinas de Inclusão Digital

 Estão abertas as inscrições para o Conecte IFF, a Oficina de Inclusão Digital voltada para o público da terceira idade, que será ofertada pelo IFF Campus Avançado São João da Barra. A oficina é fruto do projeto de Jovens Talentos, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), proposto pelo professor Gláucio Pereira, e as aulas serão ministradas pela aluna do 2º ano de Construção Naval, Ana Carolina Raposo. Segundo o coordenador do projeto, "a ação, em parceria com o Centro Municipal de Práticas Integradoras, é uma excelente oportunidade de trazer um benefício social aos idosos do município de São João da Barra, além de estreitar os laços entre instituição e prefeitura, estabelecendo um importante diálogo para parcerias cada vez mais pertinentes para a população”, destaca Gláucio.

 Com o avanço das tecnologias e a dificuldade dos idosos de se adaptarem a essas modificações, o objetivo das oficinas é desenvolver habilidades e competências para a inclusão digital, oferecendo condições de autonomia e integração social. Além disso, visa oferecer condições para a autovalorização dos idosos, comprovando seu potencial para aprender, como também, incluindo-os e reinserindo-os na comunicação intergeracional.

 Serão abordados temas como a funcionalidade dos computadores; internet e seus conceitos; criação de e-mails; compartilhamento e armazenamento de arquivos no Google Drive e o uso das redes sociais, mais especificamente o Instagram, Facebook e Whatsapp. O último encontro tratará dos alertas e cuidados com as redes sociais, golpes, fake news, cuidados com dados transmitidos e compras online.

 As aulas ocorrerão às quartas-feiras, no Laboratório de Informática do IFF Campus Avançado São João da Barra, entre 15h e 16h, no período entre 14 de setembro e 30 de novembro de 2022, e as inscrições podem ser feitas preenchendo o formulário próprio, no Centro Municipal de Práticas Integrativas. Serão ao todo 15 vagas diretas, e 5 vagas na reclassificação, e o critério de seleção será a ordem de inscrição dos candidatos.