Notícias
Novidade
Inauguração do Prédio Administrativo marca início das celebrações pelos 10 anos do Campus SJB
A solenidade de inauguração do Prédio Administrativo do Campus Avançado São João da Barra, infraestrutura com 1.440 m² com dois pavimentos, foi realizada no dia 03 de abril, e marcou o início das comemorações pelos 10 anos de funcionamento da unidade. O novo prédio dará condições para o aumento da oferta formativa e inúmeras atividades neste novo espaço, que contém:
- Auditório com 136 lugares, contendo camarim e espaço de confraternização anexo;
- Biblioteca com 152m² e três salas de estudo;
- Micródromo com 18 computadores;
- Laboratório de Realidade Virtual - VRMaker
- Espaços de convivência dos servidores;
- Sala de reuniões;
- Salas de atividades administrativas, de ensino, pesquisa e extensão, como salas das diretorias e setores.
A solenidade contou com a presença do reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, do reitor eleito, Victor Saraiva, do diretor-geral do campus, Paulo Vidal, do diretor-geral eleito Gláucio José, demais gestores do IFF, servidores e estudantes da unidade.
A conclusão do prédio administrativo do Campus Avançado São João da Barra possibilitará um crescimento na quantidade de alunos, em conjunto com o fortalecimento do atendimento ao projeto educacional do Instituto Federal Fluminense no município de São João da Barra.
"Nossos jovens são muito preciosos para o futuro da nossa nação. Nós queremos uma juventude preparada para a tecnologia, mas que não dispense os seres humanos, a boa convivência, o respeito. Essa escola é um espaço para formação de pessoas que defendem o trabalho. Nós iremos preparar vocês para a tecnologia, mas com muito respeito ao trabalhador, às pessoas", discursou o reitor do IFF, Jefferson.
Emocionado, em seu último compromisso oficial na unidade como diretor-geral, Paulo Vidal relembrou a trajetória como gestor e as conquistas realizadas. "A inauguração deste novo espaço, cheio de potencialidades, é fruto do trabalho de inúmeros servidores que têm a educação como sua missão de vida. Me sinto orgulhoso por ter estado a frente deste campus em um período de grandes desafios e também de muitos avanços".
História do Campus Avançado São João da Barra
O campus começou a ser construído a partir de 2002, por meio de parceria estabelecida, inicialmente, entre o município de São João da Barra e o então Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos, CEFET Campos, para a formação de técnicos em turismo. A parceria era fruto do Programa de Expansão do Sistema CEFET Campos, que consistia em difundir a formação profissional por meio da implantação de Núcleos Avançados em diversos municípios do interior do Estado do Rio de Janeiro.
Inúmeras parcerias entre o poder público municipal e o IFFluminense, desde então, culminaram na autorização, pelo governo federal, em 10 de junho de 2014 (Portaria nº 505/2014) do funcionamento do Campus Avançado São João da Barra.
Atualmente o campus oferta os Cursos Técnicos Integrados de Petróleo e Gás e de Transporte Aquaviário, Curso Técnico Concomitante em Eletromecânica e Eletrotécnica por Itinerário Formativo, além do Celiff, como ofertas regulares. Há também ofertas de curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) e cursos ofertados a partir de parcerias com instituições. A unidade conta com 15 servidores técnicos-administrativos e 27 docentes.