CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Novidade

Inauguração do Prédio Administrativo marca início das celebrações pelos 10 anos do Campus SJB

por Campus São João da Barra com Comunicação da Reitoria publicado 06/04/2024 10h52, última modificação 06/04/2024 10h52
O Campus São João da Barra do IFFluminense completará 10 anos de funcionamento no dia 10 de junho de 2024.

A solenidade de inauguração do Prédio Administrativo do Campus Avançado São João da Barra, infraestrutura com 1.440 m² com dois pavimentos, foi realizada no dia 03 de abril, e marcou o início das comemorações pelos 10 anos de funcionamento da unidade. O novo prédio dará condições para o aumento da oferta formativa e inúmeras atividades neste novo espaço, que contém:

• Auditório com 136 lugares, contendo camarim e espaço de confraternização anexo;
  • Biblioteca com 152m² e três salas de estudo;
  • Micródromo com 18 computadores;
  • Laboratório de Realidade Virtual - VRMaker
  • Espaços de convivência dos servidores;
  • Sala de reuniões;
  • Salas de atividades administrativas, de ensino, pesquisa e extensão, como salas das diretorias e setores.

A solenidade contou com a presença do reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, do reitor eleito, Victor Saraiva, do diretor-geral do campus, Paulo Vidal, do diretor-geral eleito Gláucio José, demais gestores do IFF, servidores e estudantes da unidade.

A conclusão do prédio administrativo do Campus Avançado São João da Barra possibilitará um crescimento na quantidade de alunos, em conjunto com o fortalecimento do atendimento ao projeto educacional do Instituto Federal Fluminense no município de São João da Barra.

"Nossos jovens são muito preciosos para o futuro da nossa nação. Nós queremos uma juventude preparada para a tecnologia, mas que não dispense os seres humanos, a boa convivência, o respeito. Essa escola é um espaço para formação de pessoas que defendem o trabalho. Nós iremos preparar vocês para a tecnologia, mas com muito respeito ao trabalhador, às pessoas", discursou o reitor do IFF, Jefferson.

Emocionado, em seu último compromisso oficial na unidade como diretor-geral, Paulo Vidal relembrou a trajetória como gestor e as conquistas realizadas. "A inauguração deste novo espaço, cheio de potencialidades, é fruto do trabalho de inúmeros servidores que têm a educação como sua missão de vida. Me sinto orgulhoso por ter estado a frente deste campus em um período de grandes desafios e também de muitos avanços".

História do Campus Avançado São João da Barra

O campus começou a ser construído a partir de 2002, por meio de parceria estabelecida, inicialmente, entre o município de São João da Barra e o então Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos, CEFET Campos, para a formação de técnicos em turismo. A parceria era fruto do Programa de Expansão do Sistema CEFET Campos, que consistia em difundir a formação profissional por meio da implantação de Núcleos Avançados em diversos municípios do interior do Estado do Rio de Janeiro.

Inúmeras parcerias entre o poder público municipal e o IFFluminense, desde então, culminaram na autorização, pelo governo federal, em 10 de junho de 2014 (Portaria nº 505/2014) do funcionamento do Campus Avançado São João da Barra.

Atualmente o campus oferta os Cursos Técnicos Integrados de Petróleo e Gás e de Transporte Aquaviário, Curso Técnico Concomitante em Eletromecânica e Eletrotécnica por Itinerário Formativo, além do Celiff, como ofertas regulares.  Há também ofertas de curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) e cursos ofertados a partir de parcerias com instituições. A unidade conta com 15 servidores técnicos-administrativos e 27 docentes.