CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Núcleo avançado de SJB é inaugurado

por admin publicado 04/07/2011 21h45, última modificação 18/12/2017 17h19
Núcleo Avançado foi inaugurado na noite desta segunda-feira, 04 de julho. Inicialmente, a unidade vai oferecer 180 vagas para os cursos técnicos de Metalurgia e Eletromecânica.

A parceria de nove anos entre o IF Fluminense e a prefeitura de São João da Barra se fortaleceu na noite desta segunda-feira, 04 de julho, com a inauguração do Núcleo Avançado do Instituto, no município.

A cerimônia marcou a assinatura do convênio entre a instituição e a prefeitura e contou com a presença de vereadores, deputados estaduais e federais, representantes da UENF, Fenort, LLX, OSX e Faetec. A prefeita Carla Machado destacou a ação como um passo para um futuro promissor.

“Temos qualificado centenas de pessoas de forma descentralizada e nossa ousadia está em construir uma escola para que tenhamos em breve um campus do IF Fluminense, que vai colaborar muito para a participação do sanjoanense no desenvolvimento da região”, destacou a prefeita se referindo à Escola Municipal de Ensino Técnico Profissionalizante, que está sendo construída dentro das exigências do MEC, em uma área de 90 mil m2, na BR356, com capacidade para atender até 1200 alunos.

A reitora do Instituto, Cibele Daher, reforçou o compromisso de buscar apoio para federalizar o Núcleo Avançado. “Já estamos sensibilizando a Setec/Mec neste sentido. É uma missão dos Institutos, junto às prefeituras, oferecer educação profissional e tecnológica para a melhoria da qualidade de vida da população, por isso, é uma emoção compartilhar esse momento aqui hoje com São João da Barra, pois se não fosse o apoio do município não seria possível”, disse.

O Núcleo vai funcionar em um prédio, na BR 356, entrada da cidade, e conta com duas salas de aula, dois laboratórios de informática, sala de desenho, lanchonete e setor administrativo.

“Esse Núcleo em pé é o início de um grande sonho nosso e queremos imprimir aqui a cultura exercida dentro do IF Fluminense, especialmente, em relação à estrutura de apoio ao aluno”, disse o Diretor de implantação do campus, Roberto José.

Inicialmente, o Núcleo Avançado irá ofertar dois cursos: Metalurgia, inédito no Instituto, e Eletromecânica. Cada curso tem 90 vagas e as inscrições para o Processo Seletivo já estão abertas até o dia 18 de julho. Os cursos foram pensados visando os novos empreendimentos, que devem gerar cerca de 50 mil postos de trabalho.

“Essa iniciativa é uma medida fundamental para atender esses empreendimentos, que apresentam uma avenida de oportunidades, pois damos prioridade para contratações locais. Essa parceria do IF Fluminense com São João da Barra se alinha com essas oportunidades que serão geradas”, destacou o presidente da LLX durante o evento, Otávio Lazcano.

Para o representante da Firjan e membro do Conselho Superior do IF Fluminense, Celso Araújo, o Instituto tem correspondido com o compromisso de qualificar a população. “É um momento muito feliz, pois essa integração entre o instituto, a prefeitura e as empresas contribui para a formação da mão-de-obra. A responsabilidade do IF Fluminense aumenta, mas tem correspondido”, disse.