CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Núcleo inicia ano letivo com foco no trabalho

por admin publicado 09/04/2014 16h40, última modificação 18/12/2017 17h20
O Núcleo Avançado de São João da Barra iniciou o ano letivo de 2014 com uma programação marcada pelo diálogo entre estudantes e empresas que atuam na região.

Qualificação e oportunidade de emprego: estes são os principais objetivos da maioria dos jovens que estão estudando. Um exemplo é Matheus Moreira, aluno do Curso Técnico em Construção Naval do Núcleo Avançado de São João da Barra. Aos 25 anos, o estudante está em seu segundo curso técnico – já fez o de Eletromecânica na mesma unidade – e se prepara para atuar na área offshore/onshore. Mineiro de 25 anos, Matheus está há sete anos em São João da Barra-RJ de olho neste mercado promissor.

“Com a perspectiva do Porto do Açu, meu campo de atuação ampliou-se, por isso quero me qualificar para ter oportunidades, e o curso tem sido muito produtivo neste sentido”, conta.

Ele foi um dos alunos que mais se mostrou interessado na palestra de abertura do início do ano letivo de 2014, realizada no dia 07 de abril, no Núcleo do IFF em São João da Barra, para os alunos dos Cursos Técnicos de Metalurgia, Eletromecânica e Construção Naval.

A recepção dos estudantes contou com uma programação voltada para o mundo do trabalho. Duas empresas, Wartsila e Acciona, realizaram palestras sobre seus programas de oportunidades, a convite do Setor de Estágio e Emprego.

“É uma forma de aproximar o aluno da empresa, para que ele conheça sua atuação, programas de capacitação, perfil do profissional, tecnologias utilizadas, entre outros detalhes”, explica Vanessa Quintanilha, responsável pelo setor.

Marcos Vinicius Brito, supervisor de elétrica da Wartsila, chamou a atenção dos estudantes ao apresentar a realidade do trabalho na empresa e a necessidade de qualificação, principalmente, o domínio da língua inglesa, mas foi além.

“Estou aqui falando para eles como se estivesse falando para os meus filhos, dando orientação e mostrando o caminho. Só o fato de estarem aqui dispostos a ouvir e aprender já mostra que estão no caminho certo. Contudo, além de todas as qualidades profissionais que eles devem ter, é preciso estar atento também às características pessoais como, dedicação e respeito, o relacionamento humano é muito importante para a carreira de qualquer profissional", destaca.

Obras: Atualmente, o Núcleo funciona em uma unidade provisória, entretanto, a unidade definitiva está sendo construída em parceria com a Prefeitura de São João da Barra. Os dois blocos de ensino já estão prontos e o bloco administrativo está em fase de conclusão.

"Faltam os ajustes da infraestrutura como energia elétrica, ligação de água e internet. Com os dois Concursos Públicos em andamento no IFF, nossa unidade irá receber 11 técnicos administrativos e 26 docentes e nossa expectativa é de que eles comecem a trabalhar já na nova sede, a partir do segundo semestre deste ano", informa Valter Sales, diretor do Núcleo.

Obras da nova sede em abril/2014

Fachada da sede em construção.

IFF nas redeshttp://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em 09/04/2014)