CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Inscrições abertas

Nugedis promove VII Semana da Mulher no IFF São João da Barra

por Nugedis São João da Barra com Comunicação Social da Reitoria publicado 27/07/2022 14h19, última modificação 27/07/2022 14h19
Evento ocorre entre os dias 25 e 29 de julho, no Campus Avançado São João da Barra com o tema “Corpo, Violência e Revolução”.

O Campus Avançado São João da Barra promove, até o dia 29 de julho, a sétima edição da Semana da Mulher. Com o tema “Corpo, Violência e Revolução”, o evento é organizado pelas professoras Amanda Bastos e Nina Barreto, coordenadoras do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (Nugedis). Desde o ano passado, o evento que acontecia na semana do dia 08 de março, devido ao Dia Internacional da Mulher, passou a acontecer na semana do dia 25 de julho, Dia da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha. A mudança visa dar mais visibilidade à data, ainda pouco conhecida e ampliar as discussões de gênero, trazendo também o viés racial envolvido.

“Considerando os vários acontecimentos recentes relacionados à violação dos direitos das mulheres, o tema do evento esse ano foi escolhido para tratar do assunto, evidenciando o quanto as mulheres ainda tem que lutar para ter autonomia sobre o próprio corpo”, destaca a comissão organizadora, que além das professoras coordenadoras é formada por outras servidoras do campus e alunos que fazem parte do Nugedis.

Saúde mental e sobrecarga feminina, descriminalização do aborto, representatividade de mulheres negras e trans na política e cultura do estupro serão alguns dos temas abordados nas rodas de conversas. Além disso, o evento conta com várias apresentações culturais, realizadas em parceira com os projetos integradores “Palco Aberto” e “Leituras de Mundo”.

A programação está disponível na página do Nugedis no Instagram (@nugedis.sjb) e no site do evento, onde os interessados podem se inscrever gratuitamente nas atividades. Para mais informações, acesse https://eventos.iff.edu.br/viiisemanadamulhersjb.