CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Notícias

Professora do IFF Campus São João da Barra vence prêmio nacional "Arte na Escola Cidadã"

por admin publicado 06/10/2023 15h35, última modificação 26/10/2023 16h40
Amanda Bastos, professora de Artes, foi a campeã na categoria ensino médio.
Amanda melo

 A professora Amanda Cristina Figueira Bastos de Melo, que leciona no Instituto Federal Fluminense (IFF) em São João da Barra, foi aclamada vencedora na categoria ensino médio do Prêmio Arte na Escola Cidadã, do Instituto Arte na Escola, com o projeto "Arte e espaços: visualidades, afetos e pertencimentos em São João da Barra", em cerimônia realizada no dia 28 de setembro.

 O projeto, idealizado durante a pandemia da Covid-19 e realizado no ano passado com turmas de segundo ano do ensino médio integrado, partiu da percepção da ausência de identificação dos alunos com São João da Barra.

 "Percebia que eles não tinham uma relação afetiva com o município, e aquilo me incomodou. Então, a gente começou a analisar esses espaços à distância. Trabalhamos com alguns artistas que produziram obras de arte em São João da Barra, com o objetivo de desenvolver nos alunos um olhar estético, reforçando a importância do valor simbólico, da memória e do afeto com os espaços, com as nossas origens", explica Amanda.

 Ao final, o grupo construiu o mapa afetivo de SJB, inicialmente digital e depois no papel, tendo o IFF como o ponto central. Como desdobramento do trabalho, o projeto vai ser registrado num documentário que já começou a ser produzido.

 Prêmio Arte na Escola Cidadã

 Maior prêmio de arte-educação do Brasil, voltado exclusivamente para professores de Arte, visa incentivar os professores de educação artística do Brasil, dando visibilidade a projetos com potencial para transformar estudantes, cidadãos e as suas comunidades.

 O Prêmio Arte na Escola Cidadã faz um mapeamento de trabalhos desenvolvidos em escolas das cinco regiões do país. Na primeira etapa, os projetos são avaliados a nível local por professores de arte de universidades integrantes da Rede Arte na Escola. Na segunda fase, a mesma avaliação acontece a nível regional. Por fim, há uma avaliação composta pela Comissão Nacional, composta por especialistas em arte, educação e cidadania.