CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Notícias

Projeção Nacional

Projeto de São João da Barra é selecionado para representar o RJ na SBPC Jovem 2025

por Ascom Reitoria com SJB publicado 29/05/2025 17h00, última modificação 03/06/2025 15h18
Iniciativa local transforma tecnologia em ferramenta pedagógica e ganha projeção nacional.
Projeto de São João da Barra é selecionado para representar o RJ na SBPC Jovem 2025

Estudantes orientados pelas professoras Cassiana Hygino e Fernanda Vidal (Foto: Divulgação/IFFSJB).

 O projeto “Science Makers”, desenvolvido no Instituto Federal Fluminense Campus São João da Barra, foi selecionado para representar o estado do Rio de Janeiro em evento da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência, o SBPC Jovem 2025, que será realizado em julho na cidade de Recife (PE). A indicação partiu da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (Fecti), após um criterioso processo de avaliação que escolheu os 40 melhores trabalhos do Brasil com destaque científico, pedagógico e social.

 A iniciativa, coordenada pelas professoras Cassiana Hygino e Fernanda Vidal, desenvolve materiais didáticos e jogos de tabuleiro voltados para o ensino de Física, Química, Biologia e Matemática, utilizando ferramentas da Educação 4.0, como impressão 3D e corte a laser. O objetivo é apoiar o ensino nas escolas públicas de São João da Barra, especialmente nos anos finais do ensino fundamental.

 A equipe do projeto é composta por quatro bolsistas do programa Jovens Talentos, todos estudantes do Campus São João da Barra e moradores do município: Yasmim Ferreira, Julia Ramos, João Pedro Valiengo e Lorena Dias. Com forte identidade local, o projeto foi implementado inicialmente em uma escola-piloto no distrito de Grussaí, onde professores participaram de oficinas e aplicaram os materiais em sala de aula. Um questionário avaliativo indicou alta aceitação e efetividade dos recursos pedagógicos. Atualmente, a equipe trabalha na produção de kits personalizados baseados no currículo municipal para distribuição nas demais unidades escolares da rede.

 Além da seleção para a SBPC Jovem, o projeto também foi premiado em importantes eventos científicos, como a própria Fecti, a Feira Municipal de Ciência e Tecnologia de São João da Barra (Femucti), a Jornada Jovens Talentos do IFF e o Congresso Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe).