CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Projeto do IFF no Desafio Solar Brasil

por admin publicado 19/11/2014 16h40, última modificação 18/12/2017 17h20
Ecobarco desenvolvido por alunos e professores do campus avançado de São João da Barra foi o terceiro colocado na categoria melhor pôster em evento.

O projeto Ecobarco, desenvolvido no campus avançado São João da Barra sob a coordenação dos professores Valquíria Azevedo e Aldembar Sarmento, foi premiado em terceiro lugar na categoria de Projetos na segunda edição do evento Desafio Solar Brasil com a apresentação de um banner. O evento aconteceu em Búzios no período de 12 a 16 de novembro e reuniu equipes de todo Brasil que disputavam várias categorias de campeonatos movidos a energia solar e projetos.

Na edição, participaram da competição cerca de 300 universitários de sete estados e 50 professores e orientadores divididos em 23 equipes. O objetivo é estimular o desenvolvimento de aplicações de novas tecnologias de fontes de energia limpa e renovável como combustível para a mobilidade.

O projeto do Ecobarco tem uma concepção ecológica, não só por conta da reciclagem de garrafas, mas também por sua movimentação, que deve ser feita a partir de energia limpa, com baterias que armazenam energia solar recebida por placas coletoras instaladas na parte superior da armação de aço, o que fez com que ele fosse adequado para o Desafio Solar Brasil.

Para o aluno Gabriel Barreto de Mello, a experiência “foi gratificante. Tivemos a oportunidade de participar de um evento de grande porte e visibilidade colocando em prática o que aprendemos no curso de Construção Naval. Conhecemos outros projetos e estabelecemos contatos com outras universidades. Acredito ter sido fundamental para minha vida profissional”.

IFF nas redes: http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em 19/11/2014)