CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Parceria entre o IFF e a Prefeitura busca ampliar o acesso à tecnologia

Projeto piloto do IFF estimula inclusão digital de idosos em SJB

por Allysson Rodrigues Teixeira Tavares publicado 16/06/2023 15h40, última modificação 16/06/2023 15h40
Colaboradores: Glaucio José
SJB: Projeto piloto do IFF impulsiona inclusão digital de idosos
Idosos de SJB são estimulados pela inclusão digital através de projeto piloto do IFF

O Instituto Federal Fluminense (IFF) é o protagonista de uma iniciativa que visa promover a inclusão digital de idosos em São João da Barra. O projeto piloto intitulado "Inclusão Digital para a Terceira Idade" foi lançado nesta quarta-feira, 14, em parceria com a Prefeitura local.

Desenvolvido pelo IFF Campus São João da Barra em conjunto com o Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, o projeto irá atender inicialmente nove idosos cadastrados no CadUnico, que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS/Sede).

As aulas serão ministradas por bolsistas do projeto Jovens Talentos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) todas as quartas-feiras, das 15h às 16h, no IFF, local onde ocorreu o lançamento do projeto. Serão oferecidas três oficinas: "Informática na Melhor Idade", "Play 60+" e "Terceira Idade Conectada", com duração total de seis meses. Nas oficinas, serão abordados desde conceitos básicos de informática até o uso de aplicativos e serviços online relevantes para o dia a dia dos idosos. Além disso, haverá sessões de jogos e atividades interativas para aprimorar habilidades cognitivas, memória, concentração e raciocínio lógico. As aulas práticas e orientações sobre o uso de smartphones também serão oferecidas, abrangendo desde noções básicas até aplicativos e recursos úteis para que os idosos se sintam conectados e atualizados.

O professor do IFF e coordenador do projeto, Gláucio José Pereira, ressaltou a importância da iniciativa ao proporcionar uma interação geracional. Ele enfatizou que a ideia é permitir que os idosos convivam com os alunos, que são adolescentes e estão mais familiarizados com a tecnologia digital, algo que será útil no cotidiano dos idosos, melhorando sua qualidade de vida.

Durante o lançamento do projeto, Allyson Tavares, diretor de Pesquisas e Extensão do IFF, destacou a importância da parceria entre o Instituto e a Prefeitura para promover a inclusão digital dos idosos. Ele ressaltou que o conhecimento e o acesso às tecnologias da informação são fundamentais nos dias de hoje. Tavares expressou entusiasmo pelo projeto e reafirmou o compromisso do IFF em contribuir para a transformação social da comunidade local.

A secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Sharlene Barbosa, destacou a importância do projeto para promover a inclusão digital e estimular a cognição dos idosos. Ela explicou que a intenção é capacitar os idosos, permitindo que eles aproveitem os benefícios da conectividade digital para se comunicarem, acessarem informações e participarem de atividades online. Além disso, o projeto visa estimular a cognição e a memória por meio de jogos digitais, explorando a ludicidade e a interação.

Uma das alunas do projeto, Nadir Barreto, residente na sede do município, expressou sua felicidade pela oportunidade. Ela afirmou: "Estou muito feliz em participar deste projeto, que com certeza trará novos conhecimentos para que possamos acompanhar a tecnologia digital e interagir com nossos familiares e amigos com mais facilidade".

A solenidade de lançamento do projeto contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, incluindo a coordenadora de projetos, Michele Bastos, a psicóloga Bruna Henriques, a psicopedagoga Lanny Borges e o coordenador da Juventude e Políticas Públicas, Diogo Pessanha. Do IFF, estiveram presentes o os bolsistas Ana Carolina Rapozo, Júlia Ramos Ribeiro e Daniel Lira da Silva.