CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Seminário Nacional sobre Construção Naval

por admin publicado 22/11/2013 17h40, última modificação 18/12/2017 17h20
IFF, IF Ceará e IF Pernambuco realizam o I Seminário Nacional da EPT na Área de Construção Naval: Perspectivas e Desafios para a Formação Contemporânea.

Em uma região onde dois grandes empreendimentos estão sendo instalados, Complexo Portuário de Barra do Furado e Superporto do Açu, a qualificação de profissionais para atender as demandas do setor produtivo se torna imprescindível.  Para além disso, também é necessário discutir propostas e caminhos formativos para esses profissionais que poderão atuar em uma vasta gama de ocupações.

Nesse contexto, a área Naval tem tido um grande crescimento no Brasil. De acordo com dados do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore, a cadeia da construção naval já emprega mais de 70 mil pessoas nos estaleiros brasileiros e conta com 373 obras em andamento.

Atentos a essa realidade, o Instituto Federal Fluminense – Núcleo Avançado de São João da Barra, o Instituto Federal do Ceará – campus Acaraú, e o Instituto Federal de Pernambuco – campus Ipojuca irão realizar o “I Seminário Nacional da Educação Profissional e Tecnológica na Área de Construção Naval: Perspectivas e Desafios para a Formação Contemporânea”, nos dias 26 e 27 de novembro, no Cine Teatro São João, em São João da Barra-RJ.

A abertura está marcada para às 13h e a programação vai contar com painéis que irão abordar temas como as demandas do setor produtivo, os desafios e perspectivas para a indústria naval e a relação com o ensino, pesquisa e extensão.

Entre os participantes, representantes do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore, Petrobras, Transpetro, Prefeitura de Campos e São João da Barra, UFRJ, entre outros.

Atualmente, o Instituto Federal Fluminense oferece no Núcleo Avançado de São João da Barra três cursos técnicos voltados para a área Naval: Metalurgia, Eletromecânica e Construção Naval com a participação de cerca de 170 estudantes.

“A área da construção naval é e será certamente um grande vetor destes novos tempos. A magnitude dos investimentos do setor produtivo e a falta de conhecimento mais aprofundado das novas demandas colocadas pelo atual contexto histórico e regional fomentaram a realização deste evento com vistas a identificar perspectivas e desafios para a formação na contemporaneidade, aglutinando nesta fase pontos de vista e informações dos atores preponderantes do segmento, a exemplo de governos, sindicatos, empresas, profissionais da EPT, estudantes e demais interessados no tema”, destacou Valter Sales, diretor do Núcleo.

Veja AQUI o convite.

Veja AQUI a programação.

Para fazer sua inscrição, clique AQUI.

(Publicada em 22/11/2013)