Apresentação

Topo Página PEN

 O Processo Eletrônico Nacional (PEN) é uma iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos, objetivando a melhoria no desempenho dos processos do setor público, com ganhos em agilidade, produtividade, transparência, satisfação do usuário e redução de custos.

 O PEN introduz práticas inovadoras no setor público – elimina o uso de papel como suporte físico para documentos institucionais e disponibiliza informações em tempo real.

 No IFFluminense, o trabalho para implantação do Processo Eletrônico começou em agosto de 2017, com a designação de uma comissão, composta por representantes do Gabinete da Reitoria, Pró-reitorias e Diretorias Sistêmicas. O Processo Eletrônico entrará em funcionamento no Instituto, no dia 02 de janeiro de 2018, com a tramitação de 25 tipos de documentos relacionados às áreas de Gestão de Pessoas, Ensino, Administração e Ouvidoria, exclusivamente, por meio eletrônico, no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap). 

 A implantação do PEN atende  ao  Decreto N.º 8.539/2015, que dispõe sobre o uso do meio eletrônico para a realização de processos administrativos nos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

Documentos e informações relacionados ao Processo Eletrônico Nacional: 

- Portaria N.º 1873, de 26 de dezembro de 2017, que estabelece o Processo Eletrônico no IFF;

- Manual de Padronização e Tramitação de Processo Eletrônico; 

- Documentos orientadores.

Dicas Rápidas: 

1 - Testes e treinamentos; 

2 - Padronizar documentos;

3 - Dar preferência ao editor do Suap;

4 - Tipos de Processos; 

5 - Campo "interessado"; 

6 - Tramitações de documentos;

7 - Como emitir portarias, editais e ordens de serviço; 

8 - Como emitir ofícios;

9 - Utilizando o "favorito"; 

10 - Substituições;

11 - Servidor com acesso a mais de um setor; 

12 - Acesso de estagiários e terceirizados ao PEN; 

13 - Autenticação de documentos externos; 

14 - Assinatura de documentos emitidos nos setores; 

15 - Classificação de Processos/Documentos;

16 - Nível de acesso Restrito e Sigiloso; 

17 - Continuidade de processos no meio físico; 

18 - Assinatura de documentos com login e senha ou com certificado digital; 

19 - Paginação dos processos;

20 - Requerimentos de Gestão de Pessoas

 

 

Dúvidas: suporte.pen@iff.edu.br