Integração

X Mostra de Extensão encerra atividades voltadas ao debate sobre redução das desigualdades

por Comunicação Social da Reitoria publicado 22/10/2018 16h53, última modificação 23/10/2018 16h14
Evento foi realizado de 16 a 20 de outubro em uma parceria do IFF, Uenf, UFF e UFRRJ.
X Mostra de Extensão encerra semana voltada ao debate sobre redução das desigualdades

Evento foi realizado no Centro de Convenções da Uenf.

Quando a temática “Ciência para a redução das desigualdades” foi definida para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018, a equipe organizadora da Mostra de Extensão IFF-Uenf-UFF e UFRRJ, evento que acontece em paralelo à Semana, recebeu a notícia com entusiasmo. E não é para menos: enquanto trabalho de extensão, é papel interferir e contribuir com as questões sociais que passam também pela redução das desigualdades em suas mais diversas formas.

O resultado foi uma edição de corpo e sustância de um evento que chega em sua décima edição e já se consolida como um dos principais da região. A X Mostra de Extensão IFF-Uenf-UFF e II UFRRJ, realizada de 16 a 20 de outubro de 2018, no Centro de Convenções da Uenf, em Campos-RJ, reuniu 1247 inscritos, apresentação de 312 trabalhos sobre diferentes temáticas e 15 minicursos.

Durante cinco dias, as universidades participantes mostraram o que têm feito no âmbito da extensão para contribuir com a redução das desigualdades, mas não só isso, com a promoção da ciência e da pesquisa para o desenvolvimento social, para transformar a vida das pessoas e, por que não, para emancipá-las por meio do conhecimento.

“Foi um privilégio explorar esta temática”, destaca a diretora de Políticas Sociais e Relações Empresariais do IFF, Juliana Vidigal. “Com este tema, pudemos trazer para a programação o Encontro dos Núcleos de Gênero, dos Centros de Memória, a questão das minorias, do preconceito racial e da mulher, que inclusive predominou nas atividades do evento”, complementa.

De fato a programação deu conta com solidez da proposta com palestras e mesas-redondas, apresentações dos projetos das instituições em formato de banner, oral e mesa de discussão – uma novidade este ano para aqueles trabalhos ainda sem resultados preliminares – minicursos e oficinas que foram abertos ao público interessado, além de uma diversificada programação “paralela”.

“O evento foi um sucesso, uma semana produtiva construída com muito carinho. Tivemos uma extensa programação com mesas-redondas, discussão de gêneros...um momento especial”, destacou o pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFF ressaltando a importância de reafirmar a realização da Mostra de Extensão, durante a mesa de encerramento do evento que aconteceu na noite de sexta-feira, 19 de outubro, no Centro de Convenções da Uenf, e que ainda contou com as seguintes presenças: Teresa Peixoto, vice-reitora da Uenf; Olney da Mota, pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Uenf; Jair Garcia, diretor da UFRRJ e Cecília Oliveira, professora da UFF.

A noite de encerramento também teve a tradicional premiação dos melhores projetos apresentados, entre eles, “Exposição tridimensional: uma proposta de ensino inclusivo de ciências” do IFF Campus Campos Centro, que é desenvolvido há cinco anos e já atendeu a 2000 estudantes de 120 escolas. O trabalho foi apresentado pela bolsista Renata Crespo, do Curso de Licenciatura em Geografia, e pelo bolsista voluntário, ex-aluno do Curso Técnico em Química, Matheus Oliveira, com orientação da servidora Sirley Brandão.

“A proposta é facilitar o entendimento dos estudantes na área de ciências com uma exposição do corpo humano, com órgãos, tecidos, sistemas respiratórios, 65 modelos ao todo”, explica Renata que tem deficiência visual. “Tem o aspecto didático também de facilitar a aprendizagem pelo toque, pela sensação”, complementa Matteus, que tem deficiência auditiva. Ele ainda acrescenta que pessoas da área da saúde também utilizam o espaço. As visitas acontecem todas as sextas-feiras, por meio de agendamento.

A lista completa dos premiados pode ser conferida AQUI.

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents