Publicação de Edital de Processo Seletivo da Pós-Graduação Lato Sensu

por Inez Barcellos de Andrade publicado 25/04/2023 10h30, última modificação 26/05/2025 10h05
Trata-se da publicação de edital de processo seletivo, conforme previsto nas Resoluções que aprovam os Regimentos dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu do IFFluminense
Coordenador(a) do curso de Pós-Graduação Lato Sensu; Coordenador(a)/Diretor(a) responsável pela Pós-Graduação no campus.
Lato Sensu: Publicação de Edital de Processo Seletivo
Edital do Processo Seletivo de Pós-Graduação Lato Sensu em [nome do curso - 20xx (ano de ingresso)]
Público
021.2 - EXAMES DE SELEÇÃO (CONCURSOS PÚBLICOS) PROVAS E TÍTULOS, TESTES PSICOTÉCNICOS E EXAMES MÉDICOS. CONSTITUIÇÃO DE BANCAS EXAMINADORAS, EDITAIS, EXEMPLARES ÚNICOS DE PROVAS, GABARITOS, RESULTADOS E RECURSOS

Portaria de nomeação de comissão responsável pelo processo seletivo; e
Edital assinado pelo(a) Pró-Reitor(a) responsável pela Pós-Graduação

ÁREA RESPONSÁVEL PELO PROCESSO: Pesquisa e Pós-Graduação

 

Passo

Setor

Procedimento

Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu ou Coordenação/Diretoria responsável pela Pós-Graduação no campus

  • Criar processo eletrônico com o assunto: "Edital de Processo Seletivo de Pós-Graduação Lato Sensu em  [nome do curso - 20xx (ano de ingresso)];

  • Adicionar a portaria de nomeação da comissão responsável pelo processo seletivo;

  • Criar documento eletrônico do tipo “Edital” e modelo “Processo Seletivo para Pós-Graduação Lato Sensu (modelo)” com o nome “Edital de Abertura do Processo Seletivo do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em [nome do curso - 20xx (ano de ingresso)]”;

  • Após texto pronto, “compartilhar para leitura e edição” e “solicitar revisão” para o servidor responsável na Coordenação de Pós-Graduação da Reitoria, faltando, no máximo, 15 (quinze) dias úteis para o início das inscrições;

Obs.: O(a) revisor (a) atualizará o “setor dono” para a Pró-reitoria responsável e apontará correções, caso seja necessário.

  • Fazer as correções recomendadas pelo(a) revisor(a), e solicitar nova revisão, caso seja necessário;

  • “Solicitar assinatura com posterior anexação ao processo” do(a) Pró-reitor(a) responsável pela pós-graduação, inserir o número do processo criado, com despacho: “Encaminho para publicação no CDD” e setor de destino: GABREIT.

Obs.: Caso o curso tenha relação com o Centro de Referência (educação à distância - UAB), deve ser solicitada a assinatura do(a) diretor(a) do Centro de Referência antes da assinatura do(a) Pró-Reitor(a) responsável pela pós-graduação.


  • Solicitar o pagamento de Gratificação por Encargos de Curso ou Concurso (GEEC) através de processo específico (verificar fluxo PEN);

GABREIT

  • Receber o processo;

  • Publicar edital no CDD;

  • Encaminhar o processo para a Pró-Reitoria responsável pela pós-graduação com o link da publicação no CDD via despacho.

Pró-Reitoria responsável pela Pós-Graduação

  • Habilitar a página de inscrições com as informações constantes no edital publicado no CDD.

  • Devolver processo para o setor de origem com o link da publicação na página de inscrições via despacho.

Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu ou Coordenação/Direção responsável pela Pós-Graduação no campus

  • Receber o processo;

  • Publicar edital no Portal de Seleções do IFF, utilizando o link de publicação do CDD e o link da página de inscrições.;

  • Solicitar divulgação à Coordenação/Diretoria de comunicação do campus.

Em caso de processo seletivo com aplicação de prova, após a divulgação da “lista final de inscritos”:

  • Criar documento eletrônico do tipo “Ofício” e modelo “Ofício - informações para cartão de confirmação de processo seletivo” com o nome “Informações para emissão de cartão de confirmação do Processo Seletivo de Pós-Graduação Lato Sensu em [nome do curso - 20xx (ano de ingresso)]”;

  • Encaminhar o processo para a Pró-Reitoria responsável pela Pós-Graduação.

Pró-Reitoria responsável pela Pós-Graduação

  • Emitir os cartões de confirmação do processo seletivo; e

  • Devolver processo para o setor de origem.

Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu ou Coordenação/Diretoria responsável pela Pós-Graduação no campus

  • Divulgar a emissão dos cartões de confirmação; e

Caso haja necessidade de retificação do edital de abertura:: 

  • Criar documento eletrônico do tipo “Edital” e modelo “Edital (texto livre)” com o nome “Edital de Retificação do Processo Seletivo de Pós-Graduação Lato Sensu em [nome do curso - 20xx (ano de ingresso)]”;

  • Após texto pronto, “compartilhar para leitura e edição” e “solicitar revisão” para o servidor responsável na Coordenação de Pós-Graduação da Reitoria, faltando, no máximo, 5 (cinco) dias úteis para a data da publicação;

Obs.: O(a) revisor (a) atualizará o “setor dono” para a Pró-reitoria responsável e apontará correções, caso seja necessário.

  • Fazer as correções recomendadas pelo(a) revisor(a), e solicitar nova revisão, caso seja necessário;

  • “Solicitar assinatura com posterior anexação ao processo” do(a) Pró-Reitor(a) responsável pela Pós-Graduação, inserir o número do processo criado, com despacho: “Encaminho para publicação no CDD” e setor de destino: GABREIT.

Obs.: Caso o curso tenha relação com o Centro de Referência (educação à distância - UAB), deve ser solicitada a assinatura do(a) diretor(a) do Centro de Referência antes da assinatura do(a) Pró-reitor(a) responsável pela pós-graduação.

Ao final do processo seletivo, para publicação do resultado final do processo seletivo, ou seja, para homologação do processo seletivo:

  • Criar documento eletrônico do tipo “Edital” e modelo “Edital (texto livre)” com o nome “Edital de Homologação do Processo Seletivo de Pós-Graduação Lato Sensu em [nome do curso - 20xx (ano de ingresso)]”;

  • Após texto pronto, “compartilhar para leitura e edição” e “solicitar revisão” para o servidor responsável na Coordenação de Pós-Graduação da Reitoria, faltando, no máximo, 5 (cinco) dias úteis para a publicação;

Obs.: O(a) revisor (a) atualizará o “setor dono” para a Pró-Reitoria responsável e apontará correções, caso seja necessário.

  • Fazer as correções recomendadas pelo(a) revisor(a), e solicitar nova revisão, caso seja necessário;

  • “Solicitar assinatura com posterior anexação ao processo” do(a) Pró-reitor(a) responsável pela pós-graduação, inserir o número do processo criado, com despacho: “Encaminho para publicação no CDD” e setor de destino: GABREIT.

Obs.: Caso o curso tenha relação com o Centro de Referência (educação à distância - UAB), deve ser solicitada a assinatura do(a) diretor(a) do Centro de Referência antes da assinatura do(a) Pró-Reitor(a) responsável pela Pós-Graduação.

GABREIT

  • Receber o processo;

  • Publicar Edital de Retificação ou Homologação no CDD;

  • Devolver processo para o setor de origem com o link da publicação no despacho.

Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu ou Coordenação/Direção responsável pela Pós-Graduação no campus

  • Receber o processo;

  • Publicar edital de retificação ou homologação no Portal de Seleções do IFF, utilizando o link de publicação do CDD enviado pelo GABREIT;

  • Finalizar processo, após a publicação do edital de homologação com o Termo de Finalização do Processo: “Edital de Homologação publicado no Portal de Seleções: [link da publicação]”.

Settings
Caso selecionado, será exibida uma tabela de conteúdos no topo da página.