Desativação Temporária de Curso (compulsória)

por Denise Xavier publicado 07/06/2021 15h53, última modificação 13/09/2023 15h40
Trata-se de processo de desativação temporária de curso, suspendendo, assim, a oferta de novas turmas por, no máximo, 3 (três) semestres letivos. Este processo pode acontecer tanto a pedido do campus ofertante quanto compulsoriamente, caso o curso de graduação tenha recebido conceito inferior a 2 (dois) na avaliação do MEC. No último caso, o curso de graduação terá sua oferta suspensa pelo prazo de 2 (dois) anos para avaliação de sua continuidade ou readequação para elevação do conceito, a ser realizada pela Coordenação dos Curso e Direção de Ensino do campus. Ressalta-se que, conforme as normativas internas, os cursos que forem submetidos a processos de desativação temporária e/ou extinção deverão comprovar tentativas de revitalização do curso ao longo do processo e a elaboração de planejamento para garantia de integralização curricular dos estudantes regularmente matriculados.
Diretor Geral do campus ; Diretor de Ensino do campus ; Membros do Núcleo Docente Estruturante – NDE ; Pró-Reitor de Ensino; Reitor do IFFluminense
Administração Geral
Desativação temporária – Curso Superior (forma de oferta) em (nome do curso) – (períodos letivos de desativação, e.g. 2020.1 a 2021.1) – (campus proponente)
121 - Concepção, organização e funcionamento dos cursos de graduação
  • Justificativa da solicitação de desativação de curso.

• Plano de integralização do curso para os estudantes matriculados.

• Relatório de tentativas de revitalização.

• Estudo de aproveitamento de servidores e infraestrutura.

• Projeto Pedagógico do Curso.

ÁREA RESPONSÁVEL PELO PROCESSO: ENSINO

GRADUAÇÃO: DESATIVAÇÃO TEMPORÁRIA DE CURSO (compulsória)

Passo

Setor

Procedimento

Setor responsável pelo pedido

(PROEN, CENPEI ou REIT)

• Abrir o processo.

• Preencher o Ofício “Solicitação de suspensão da oferta de vagas de curso técnico - compulsória” conforme modelo constante no SUAP PEN.

• Anexar o PPC vigente do curso.

• Anexar as justificativas, conforme modelos constantes no SUAP PEN.

• Solicitar Plano de Integralização do Curso, Estudo de aproveitamento de servidores e Relatório de tentativas de revitalização de curso ao campus ofertante do curso.

• Dar ciência ao campus ofertante quanto à abertura do processo.

Direção de Ensino (Campus)

• Manifestar-se quanto à solicitação via recurso, dentro de 30 (trinta) dias, a contar da data de recebimento do processo.

• Anexar Plano de Integralização do Curso, Estudo de aproveitamento de servidores e Relatório de tentativas de revitalização de curso, conforme modelos disponibilizados no SUAP PEN.

• Analisar se o processo está devidamente instruído.

• Analisar se há a necessidade de retificação de algum dos itens do processo, de acordo com a Recomendação do Conselho de Campus.

• Encaminhar o processo à Pró-Reitoria de Ensino.

• Analisar se o processo está devidamente instruído.

• Elaborar Comissão de Avaliação de Desativação de Curso.

Comissão de Avaliação de Desativação de Curso (PROEN)

• Analisar o PPC.

• Emitir Parecer Parcial (modelo “Parecer – Parecer Parcial de Análise de Proposta de Desativação”).

• Quando não houver necessidade de retificação do Projeto, emitir Parecer Final (modelo “Parecer – Parecer Final de Análise de Proposta de Desativação”).

• Encaminhar o processo à Direção de Ensino do campus.

Direção de Ensino

(Campus)

• Analisar se o processo está devidamente instruído.

• Analisar se há a necessidade de retificação do Processo, de acordo com o Parecer Parcial.

• Anexar a versão retificada de elemento do processo, caso tenha sido solicitada, e solicitar agendamento de apresentação em reunião da Câmara de Ensino.

(PROEN)

• Agendar apresentação da solicitação em reunião da Câmara de Ensino, emitindo e-mail informando à Direção de Ensino a data do evento e tempo estimado de duração da apresentação.

• Elaborar Parecer da Câmara de Ensino após reunião.

• Solicitar agendamento de apresentação em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (CENPEI).

Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Inovação

(ProPEI)

• Analisar se o processo está devidamente instruído.

• Agendar apresentação da solicitação em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (CENPEI), emitindo e-mail informando à Direção de Ensino a data do evento e tempo estimado de duração da apresentação.

• Elaborar Recomendação do CENPEI após reunião.

• Solicitar agendamento de apresentação em reunião do Conselho Superior (CONSUP).

Gabinete da Reitoria

(GABREIT)

• Analisar se o processo está devidamente instruído.

• Agendar apresentação do PPC em reunião do Conselho Superior (CONSUP), emitindo e-mail informando à Direção de Ensino a data do evento e tempo estimado de duração da apresentação.

• Publicar Resolução que aprova a desativação do curso, estipulando o período em que o curso ficará desativado.

• Enviar o link do Centro de Documentação Digital (CDD) da Resolução à Pró-Reitoria de Ensino.

(PROEN)

• Divulgar o link da Resolução à Direção de Ensino do campus.

• Finalizar do processo.

Settings
Caso selecionado, será exibida uma tabela de conteúdos no topo da página.