Notícias
Competição
Alunos do Técnico em Alimentos participam de “Masterchef” no IFF Bom Jesus
Estudantes foram divididos em equipes para a competição.
Uma competição gastronômica entusiasmou os estudantes do Curso Técnico Integrado em Alimentos do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana. Os Laboratórios de Agroindústria receberam os discentes para a criação de pratos dignos do paladar de três profissionais experientes em gastronomia e nutrição. As produções deveriam ser preparadas com Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc), mostrando criatividade e domínio das técnicas de tempero, cocção e apresentação.
O professor de gastronomia Alcyr Viana, do Instituto Federal Goiano, participou como jurado, mas também ofereceu aos alunos a oportunidade de aprender sobre as Panc antes do desafio. Ele ministrou duas “aulas show” de gastronomia, em que executou a receita de massas utilizando Panc. A aluna Milena Mello Franco dos Santos, do segundo ano, não perdeu a chance e acompanhou de perto todos os processos ensinados por Alcyr. “Ele tem um grande conhecimento sobre a área, então ampliou nossas noções sobre os alimentos e o que podemos utilizar na alimentação. Foi muito interessante”, avaliou. Ela participou das Olimpíadas Gastronômicas e pôde aplicar o conteúdo aprendido durante a oficina.
Alcyr também avaliou positivamente a interação com os discentes, que participaram ativamente das capacitações. “O que me chamou a atenção foi o interesse dos alunos em um assunto que parece novo, mas não é. Foi bem interessante a receptividade e a estrutura do IFF, que está de parabéns. Fiquei impressionado com a estrutura do curso para capacitação”, disse, elogiando os laboratórios do Curso Técnico em Alimentos.
Os pratos preparados pelos grupos competidores impressionou a equipe de jurados, que, além do professor Alcyr, contou com a participação da chef Emily Vieira e da nutricionista do IFF, Tatiana Seixas. Eles experimentaram todas as receitas e explicaram aos estudantes os erros e acertos identificados nas preparações, proporcionando novos aprendizados aos participantes. “Acho que isso é importante para os alunos porque vão conhecendo técnicas de combinações de ingredientes, diferentes insumos. Para a formação deles vale a pena uma competição assim. Por meio do erro descobrimos defeitos que podemos melhorar, até chegar um dia à quase perfeição”, explicou Alcyr.
As competições aconteceram em dois períodos e o resultado das equipes surpreendeu: dois times obtiveram a mesma pontuação e, empatados, ocuparam o primeiro lugar da disputa. Camilly Victória Torres foi uma das campeãs e elogiou a experiência, considerando importante a oportunidade de aprender como se portar dentro de uma cozinha profissional. “Foi muito interessante fazer parte e ser avaliado por pessoas que têm mais conhecimento sobre a área, além de ativar nossa criatividade”. O grupo criou o prato “raiz brasileira” (foto), cuja base era um purê de biomassa de banana verde, acompanhado de um bife de lombo suíno com refogado de ora-pro-nobis e salada tropical com manga, folhas verdes, tomate e cenoura. “A gente escolheu esse nome para o prato porque utilizamos a biomassa de banana, que é um alimento culturalmente importante no Brasil. A carne foi cortada em formato de concha, representando o mar; e o refogado, de cor verde, representou a mata. A salada representou a parte tropical do país”, explicou.
A outra equipe vencedora também apostou na salada tropical, com molho de limão, abacaxi e alho. O prato desenvolvido por eles foi um risoto com ora-pro-nobis e frango grelhado. “Não contávamos com esse resultado, mas ficamos muito felizes e orgulhosos. Já estou ansiosa para o ano que vem”, disse Mariana Botelho, integrante do time.
A coordenadora do Curso Técnico Integrado em Alimentos, professora Marisa Botelho, elogiou a atuação dos estudantes e jurados, agradecendo a estes pela participação. “Foi uma contribuição muito rica para nós, em um trabalho diferente, que nunca havia sido feito. Os alunos com certeza aprenderam muito e quero parabenizá-los pelas produções, porque, apesar de não terem conhecimentos técnicos em gastronomia, tiveram muita criatividade e desempenharam bem a função atribuída a eles, com bons resultados”, incentivou.
Estudantes, convidados e professores comemoraram o sucesso do evento.
As Olimpíadas aconteceram no dia 18 de outubro, durante a programação da XII Mostra do Conhecimento do IFF Bom Jesus, que ofereceu diversas outras atividades relacionadas à área de Alimentos e demais áreas de atuação dos cursos técnicos ministrados na unidade, além de Mostra Científica, Feira de Oportunidades, Olimpíadas IFF Intercursos, Campeonato de Robótica, 3º Seminário Se Atualiza, Cientista!, 4ª Semana de Engenharia, Computação e Gestão, e atrações culturais.
Veja outras fotos das olimpíadas AQUI.