CAMPUS
SÃO JOÃO DA BARRA
O curso técnico subsequente em eletrotécnica do Campus São João da Barra é ofertado por meio do Itinerário Formativo, o que possibilita que um estudante conclua o curso técnico em eletrotécnica após percorrer o itinerário de formação correspondente. Após a aprovação em cada módulo o estudante recebe a certificação correspondente e pode decidir seguir no itinerário formativo.
O itinerário formativo do curso técnico em eletrotécnica em composto por:
- FIC I: Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão (equivalente ao 1º módulo)
- FIC II: Eletricista Industrial (equivalente ao 2º módulo)
- FIC III: Instalador de Sistemas Fotovoltaicos (equivalente ao 3º módulo)
- Técnico em Eletrotécnica (equivalente ao 4º módulo)
Para cursar os três primeiros módulos, o aluno deve ter concluído o ensino fundamental, sendo exigida a conclusão do ensino médio apenas quando da matrícula no 4º módulo do curso. Demais requisitos e procedimentos para ingresso são estabelecidos em edital.
Perfil Profissional
O Técnico em Eletrotécnica é um profissional capaz de projetar, instalar, operar e manter elementos do sistema elétrico de potência; elaborar e desenvolver projetos de instalações elétricas industriais, prediais e residenciais e de infraestrutura para sistemas de telecomunicações em edificações; planejar e executar instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas; aplicar medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes energéticas alternativas; projetar e instalar sistemas de acionamentos elétricos e sistemas de automação industrial; executar procedimentos de controle de qualidade e gestão.
Área de Atuação
O Técnico em Eletrotécnica pode atuar em empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; empresas que atuam na instalação, manutenção, comercialização e utilização de equipamentos e sistemas elétricos; grupos de pesquisa que desenvolvam projetos na área de sistemas elétricos; laboratórios de controle de qualidade, calibração e manutenção; indústrias de fabricação de máquinas, componentes e equipamentos elétricos; concessionárias e prestadores de serviços de telecomunicações; indústrias de transformação e extrativa em geral.

