CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Acompanhamento e finalização

Esta página contém instruções para acompanhamento e finalização/Renovação de estágios

É obrigação do estagiário apresentar os documentos de acompanhamento e finalização do seu estágio. Veja mais detalhes e modelos nos passos abaixo:

Durante o estágio (acompanhamento)

A cada seis meses de estágio o estudante deve entregar o Relatório de Parcial de Atividades (link AQUI).

Finalização do estágio

Quando o estágio estiver próximo ao seu encerramento, o estudante deve providenciar e entregar os seguintes documento:

  • O Relatório Final: deve ser entregue até 30 dias após a finalização do estágio e deve conter, principalmente, informações sobre as atividades, equipamentos utilizados e conhecimentos adquiridos (modeloAQUI)
  • Autoavaliação de estágio: este documento deve ser entregue junto com o relatório final. Elaborado pelo estudante, o documento deve conter, principalmente, avaliações sobre suas atividades ao longo do estágio (modelo AQUI)
  • Avaliação da Concedente: deve ser entregue junto com o relatório final elaborado pela concedente do seu estágio e por você e deve conter, principalmente, avaliações sobre o seu desempenho ao longo do estágio. (modelo AQUI)

Cabe ao coordenador de curso conferir os documentos entregues e atestar a validade do estágio, preenchendo a Ficha de Aprovação (modelo disponível AQUI) com a situação "Aprovado"/"Reprovado" ou "Válido"/"Não Válido" . 

Caso o estagiário(a) queira finalizar o seu estágio antes do período previsto, deve elaborar o Termo de Rescisão de Contrato de Estágio (modelo disponível AQUI) e enviar para o email .

Instruções mais detalhadas podem ser encontradas nas seções a seguir.

1. Elaborando Relatórios Parciais e Final

O relatório parcial deve ser elaborado a cada seis meses do seu estágio e deve ser assinado pelo seu Supervisor de Estágio, pelo professor-orientador e por você. Todas as páginas devem ser rubricadas pelos mesmos. Clique AQUI para baixar o modelo.

Segundo o Art. 28 do regulamento de estágio, o término do estágio pode ocorrer por diversos motivos, como, o término do prazo estabelecido no Termo de Compromisso de Estágio, rescisão de contrato ou por decisão da concedente. Para registar o término do seu estágio junto ao IFF, você deverá apresentar o Relatório Final de Estágio (Clique AQUI baixar o modelo).

Na folha de assinaturas, colete a assinatura do seu supervisor de estágio, definido pela empresa, do professor-orientador no IFF e, por fim, você deve assinar. O relatório deverá ser apresentado em duas vias, onde, o original deve ser entregue ao IFF e a segunda via ficará com você.

No relatório final você deve incluir o seguinte:

  • APRESENTAÇÃO: deve conter os seus dados e da empresa. Seus dados: nome completo, endereço completo, curso concluído, turno, ano de ingresso no IFF e período de estágio (início e término). Dados da empresa: nome da empresa, endereço completo, nome do chefe imediato e setor em que você atua na empresa.
  • INTRODUÇÃO: relate aqui a forma como você foi encaminhado à Empresa e admitido pelas mesma. Como foi a adaptação inicial às tarefas e ao ambiente de trabalho e os aspectos mais importantes da empresa, como ramo de atuação, setores, nº de funcionários, etc.
  • DESENVOLVIMENTO: agora você deve relatar os principais eventos ocorridos e como eles interferiram no desempenho das suas atividades, as dificuldades encontradas e possíveis causas. Descreva as técnicas que você utilizou, como: processos de produção, uso de amostras, testes, ensaios, entre outras.
  • CONCLUSÃO: faça uma análise crítica da experiência de estágio e da formação dada pelo IFF, incluindo sugestões que você considera relevantes para aprimoramento do seu curso no IFF.
  • ANEXOS: aqui você pode incluir materiais ilustrativos, como gráficos, tabelas, diagramas, fluxogramas, fotografias, especificação de produtos, formulários, folhas de ensaio, etc.
  • BIBLIOGRAFIA: cite livros, apostilas ou material online consultados como apoio na realização das atividades do estágio. Isso é muito importante para atualizarmos o nosso acervo no IFF. Utilize o padrão ABNT para isso (Clique aqui para ver como formatar os diferentes tipos de referências).


Ao final, faça o login na sua conta gsuite e envie o relatório devidamente assinado pelo formulário online, disponível em: https://bit.ly/entregaDocsEstagio


2. Avaliações de Estágio

Ao finalizar o seu estágio você deve entregar, além do relatório final, uma auto-avaliação e uma avaliação realizada pela sua Empresa.

2.1. Elaborando a Autoavaliação

Além do relatório final, você também deve fazer uma auto-avaliação do seu estágio descrevendo, principalmente, as atividades, as técnicas, os instrumentos utilizados e os conhecimentos adquiridos na sua jornada de estágio. A autoavaliação é de extrema importância para que possamos realizar reajustes no programa de curso para atender melhor as demandas do mercado e da sociedade.

Para realizar a autoavaliação você deve:

  1. Fazer o login no seu gsuite;
  2. Acessar e preencher o formulário online disponível em: https://bit.ly/entregaDocsEstagio.


2.2. Elaborando a Avaliação da Empresa

A empresa também deve realizar uma avaliação da sua atuação como estagiário. Para isso, ela deve elaborar o termo de realização de estágio. Clique aqui para baixar o modelo.

Para entregar a avaliação da sua concedente de estágio, siga os passos abaixo:

  1. Baixe o modelo a seguir e solicite o preenchimento e assinatura da empresa: http://bit.ly/modeloavalempresa
  2. Faça o login no gsuite e envie o pdf preenchido e assinado no formulário em: https://bit.ly/entregaDocsEstagio


3. Ficha de Avaliação de Estágio

Por último, após entregar os documentos anteriores, você deve preencher e enviar para o coordenador de estágios a ficha de avaliação do seu estágio, que atesta a validade do seu estágio. Baixe e preencha a ficha de acordo com o tipo do seu estágio:

  • Ficha de aprovação de Estágio Obrigatório: http://bit.ly/avalestagioobrig;
  • Ficha de aprovação de Estágio Não Obrigatório: http://bit.ly/avalestagionaoobrig;
  • Faça o login no gsuite e envie em: https://bit.ly/entregaDocsEstagio


4. Renovação do Estágio

Para renovação, o estudante deverá quitar as pendências de fichas de avaliação e relatórios dos estágios anteriores.

A renovação do estágio é realizada mediante nova solicitação de verificação de matrícula (marcando "renovação"), elaboração e assinatura de termo aditivo de estágio. Veja o luxo abaixo:

  1. Fazer o login no gsuite e enviar requisição de verificação de situação de matrícula, marcando a opção "realizar a renovação do estágio", pelo formulário em: http://bit.ly/requerimentosituacaomat;
  2. Aguardar a verificação pelos setores responsáveis e resposta da verificação por email institucional;
  3. Preencher e coletar assinaturas do Termo Aditivo. Clique aqui para baixar o modelo!
  4. Enviar Termo Aditivo preenchido e assinado pelas partes para dpex.guarus@iff.edu.br, com assunto "Renovação de Estágio de <nome completo>".