CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Formalização

Fluxo para Formalização de Estágio

Nesta página você encontrará todas as informações necessárias para formalizar o seu estágio, bem como links para os modelos solicitados. Todas as orientações foram baseadas nos artigos do Regulamento Geral de Estágio do IFFluminense de 10 de março de 2016.

Resumidamente, os passos que você deve seguir são:

Passo 1. Requerimento de Situação de Matrícula: entre em contato com o Registro Acadêmico.

Passo 2. Preenchimento do Termo de Compromisso de Estágio (TCE): link AQUI para o modelo de TCE do IFF SJB.

O Termo de Compromisso de Estágio é um instrumento jurídico que estabelece todas as condições para realização do estágio e deverá ser assinado pelas três partes envolvidas. Caso a concedente do estágio possua modelo próprio de TCE, você poderá utilizá-lo e não há necessidade de utilizar o modelo do IFF disponibilizado acima, desde que o modelo própria contenha as informações exigidas pela Lei nº 11.788/2008. Certifique-se de que o plano de trabalho está incluído.

Você deve obrigatoriamente possuir um seguro contra acidentes pessoais e você deverá especificar o nome da seguradora e a apólice no seu TCE. Se o seu estágio for obrigatório e no período previsto pelo programa do seu curso, é obrigação do IFF pagar o seu seguro e você pode deixar em branco no TCE. Caso contrário, se o seu estágio for anterior ao período previsto ou se não for exigido pelo seu curso, é responsabilidade da concedente pagar o seu seguro e você deverá preencher essa parte corretamente.

O TCE deve obrigatoriamente incluir o seu plano de atividades, em concordância com o projeto pedagógico de curso. Entre em contato com o setor de estágio ou o seu coordenador de curso para planejar as atividades de estágio.

Passo 3. Envio de TCE preenchido para assinatura do IFF: quando todas as assinatura tiverem sido coletadas, você deverá enviar o TCE em formato pdf para o IFF assinar (última assinatura).

Após a assinatura, A Diretoria de Pesquisa e Extensão  enviará o TCE para apresentação na concedente do estágio