PORTAL DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

education roaming (eduroam)

O que é eduroam? 

A rede sem fio eduroam (education roaming) é um serviço de TI que disponibiliza aos servidores e alunos do IFFluminense e de outras instituições participantes do projeto acesso à internet de forma segura dentro de seu campus ou em qualquer instituição parceira no Brasil e no exterior. Além da segurança, o eduroam proporciona aos usuários integração à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), mobilidade global e facilidade de uso.

 

Onde posso acessar a eduroam?

No IFFluminense a rede sem fio eduroam está disponível nas áreas cobertas por sinal Wi-Fi na Reitoria e nos campi Cabo Frio, PICG, Santo Antônio de Pádua e São João da Barra.

Além disso, existem hoje no Brasil mais de 2.300 pontos de acesso e outros milhares distribuídos em cerca de 90 países. No mundo, é possível encontrar o eduroam em universidades, centros de pesquisa, praças públicas, aeroportos e até cafeterias. Clique aqui para ver o mapa dos locais onde você pode acessar a eduroam.

Em todos os locais onde o eduroam for exibido na listagem de redes sem fio disponíveis é possível se conectar utilizando suas credenciais institucionais.

 

O eduroam funciona em quais plataformas?

O eduroam utiliza padrões abertos para permitir acesso uniforme entre plataformas. Isso significa que o eduroam funciona no Windows, Linux, MAC OS, iOS e Android.

 

Sou servidor/aluno do IFFluminense, como crio usuário e senha para acessar a eduroam?

Para acessar a rede eduroam em qualquer lugar onde ela estiver disponível basta que servidores ou alunos do IFFluminense obtenham uma Identificação Unificada (idIFF). Clicando aqui você será redirecionado para a página do serviço no Catálogo de Serviços de TI e obterá mais informações sobre ele.

 

Como posso acessar a eduroam?

Se já é um usuário, basta ativar o Wi-Fi do seu dispositivo para se conectar à rede sem fio de forma automática. Caso sejam solicitadas suas credenciais, informe-as no seguinte formato:

  • Usuário: CPF@iff.edu.br (ex.: 12345678900@iff.edu.br)
  • Senha: sua Identificação Unificada (idIFF)

 

É necessário configurar meu dispositivo para acessar a eduroam pela primeira vez?

Sim. Se você nunca acessou a rede eduroam no seu dispositivo será necessário configurá-lo apenas no primeiro uso. Realizada esta configuração, não será mais necessário repeti-la nos próximos acessos, mesmo que você esteja em outra instituição.

Para acessar um guia com instruções detalhadas sobre a configuração do serviço no seu computador ou dispositivo móvel, clique aqui.

 

Esqueci ou desejo alterar minha senha para acessar a rede eduroam, como faço para recuperá-la?

Para isso é necessário acessar a página web do idIFF e gerar uma nova senha. Clicando aqui você será redirecionado para a página do serviço no Catálogo de Serviços de TI e obterá mais informações.

 

Gostaria de conhecer mais sobre a iniciativa, onde posso obter mais informações?

A animação abaixo é voltada especialmente para usuários finais para ajudar na disseminação da mensagem e os benefícios sobre os serviços eduroam. Além disso é possível verificar aqui e aqui mais informações sobre a iniciativa no Brasil e no mundo respectivamente. 

 

Precisa de ajuda?

Clique aqui para acessar o Catálogo de Serviços de TIC e conhecer mais detalhes sobre o serviço.