CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Veja informações sobre o projeto Viagem ao interior da célula

O estudo sobre as células encontra-se no currículo das escolas e proporciona o entendimento sobre o funcionamento do organismo como um todo. Entretanto, devido a impossibilidade de visualizar a célula a olho nu, muitas pessoas apresentam dificuldades para compreenderem este tema, tornando-se necessário o desenvolvimento de um novo método que facilite a aprendizagem. A criação de ambientes de ensino, diferentes da sala de aula, promovem efetivamente a divulgação científica e a popularização da ciência. Neste sentido, com a finalidade de facilitar e divulgar os conhecimentos relativos à célula, será desenvolvido no Instituto Federal Fluminense, campus São João da Barra, um espaço de ensino e aprendizagem titulado: “Viagem ao interior da célula”, que proporcionará de forma criativa e prática o conhecimento à toda comunidade local. A célula será desenvolvida em uma modelagem tridimensional, utilizando materiais de fácil acesso, incluindo, matérias recicláveis, que reproduzam de forma precisa o ambiente celular. Por meio deste projeto, espera-se desenvolver um ambiente permanente no campus SJB que seja motivador e interativo, promovendo melhor compreensão sobre o estudo das células.