CAMPUS CAMPOS GUARUS

Estágios na Licenciatura em Música

Estágios na Licenciatura em Música

Nesta página você encontrará todas as informações necessárias para formalizar o seu estágio, bem como links para os modelos solicitados. Todas as orientações foram baseadas nos artigos do Regulamento Geral de Estágio do IFFluminense de 10 de março de 2016.

1. Estágio Obrigatório e Não Obrigatório

 

O estágio obrigatório é realizado de acordo com os períodos previstos no programa de curso do estudante, definido pelo IFF. Os estágios não obrigatórios são todos os estágios realizados fora do período previsto pelo curso. Para que você possa realizar um estágio formalmente, você deverá:

  • Estar regularmente matriculado em ao menos uma disciplina do curso e frequentando;

  • Estar coberto pelo seguro contra acidentes pessoais;

  • Realizar no mínimo a quantidade de horas de estágio obrigatório que são previstas no programa de curso. As horas excedentes são contabilizadas como horas complementares;

  • Realizar a entrega de relatórios e fichas de avaliação nos períodos previstos para a coordenação de estágios do seu curso em formulários próprios;

  • Realizar o registro das atividades diárias e coletar, assinaturas das partes enviadas e anexá-las ao relatório final;

  • Comunicar as dificuldades e impedimentos ao longo do estágio à coordenação de estágios para que as devidas providências sejam tomadas.

2. Como Formalizar o Estágio?

 

NOTA SOBRE ASSINATURAS DIGITAIS

Importante!

Em acordo com o DECRETO Nº 10.543, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2020, os Termos de Compromisso de Estágio e Planos de Trabalho em formato digital somente serão aceitos com assinaturas digitais avançadas, ou seja, que possuam certificado digital e meios de verificação por chave ou QRCode.

Em caso de assinaturas físicas por qualquer das partes, o Termo de Compromisso de Estágio deverá ser assinado fisicamente por todas as partes em três vias e entregue na Diretoria de Pesquisa, Extensão e Inovação para arquivamento.

 

Siga os passos abaixo para formalizar o estágio.

 

1. Instale o APP do IFF Guarus escaneando o QR Code abaixo e complete o seu cadastro. Marque Estagiário no seu perfil. Você pode acessar também pelo link em: https://dpei-iffguarus.glideapp.io/




Veja o tutorial de instalação que preparamos para você

 

 

 

2. Acesse a Guia "Estágios" na barra inferior e clique em "Iniciar um Novo Estágio";

 

3.  Faça um Requerimento de Verificação de Situação de Matrícula. Aqui, você pode selecionar a opção de Carta de Encaminhamento ou Preenchimento de TCE

- Carta de Encaminhamento: quando a empresa/escola solicita uma comprovação de que o IFF está encaminhando você.
- Preenchimento de TCE: quando não há necessidade de carta de encaminhamento

 

4. Após solicitar, clique na opção correta do estágio e preencha o formulário de acordo. Veja os passos na imagem abaixo:

 

5. Cadastre o(a) professor(a) orientador(a) pelo botão “Cadastrar Orientador(a)”. Selecione o professor correto da lista e clique em “Enviar”

 

 

6. Após cadastrar o TCE e o Plano, o estudante deverá acessar a tela do estágio e clicar no botão “Gerar TCE” para que o PDF seja gerado e enviado por email para coleta de assinaturas.

 

 

 

 

7. Baixe o TCE enviado por email e colete as assinaturas. Caso não encontre, verifique a sua caixa de spam.

8. Ao receber o email, o aluno deverá coletar a assinatura do(a) representante da concedente e assinar. Assinaturas online podem ser aceitas, porém devem ser poder ser verificadas por URL ou QRCode como as geradas pelo serviço Gov.BR (https://assinador.iti.br/)

9. Após coletar as assinaturas, o estudante deverá retornar ao cadastro do seu estágio no aplicativo e adicionar uma solicitação de assinatura do seu TCE.

 

 

 

10. Após a assinatura, A Diretoria de Pesquisa, Extensão e Inovação anexará o TCE para apresentação na concedente do estágio.

 

 

3. Registro de Atividades

Você deve realizar o registro diário das suas atividades e coletar as assinaturas dos regentes de cada atividade. Faça isso pelo aplicativo através do botão "Cadastrar Atividade". Acesse o link a seguir e veja como fazer o cadastro e coletar assinaturas pelo app.

4. Finalização do Estágio


4.1. o estagiário deve solicitar ao seu professor orientador que cadastre e assine a avaliação final de estágio para fins de certificação. A imagem a seguir mostra o fluxo para o professor orientador:



 

4.2. O estagiário deverá solicitar ao COORDENADOR DE ESTÁGIOS que valide o seu estágio e assine a(s) avaliação(ões) cadastradas pelo professor orientador.

 

4.3. O COORDENADOR deverá clicar no CADEADO do estágio para finalização e homologação automática da documentação

 

4.4. Após finalizado, o estagiário poderá solicitar a emissão de um CERTIFICADO para comprovação do estágio pela guia de atendimentos do próprio app

 

5. Elaborando o Relatório Final

O relatório parcial deve ser elaborado a cada seis meses do seu estágio e deve ser assinado por você, pelo seu Supervisor de Estágio, pelo Professor-Orientador e pelo IFF. Todas as páginas devem ser rubricadas pelos mesmos (Clique aqui para baixar o modelo). Após o preenchimento e a coleta das assinaturas, o relatório deverá ser enviado pelo app.