CAMPUS CAMPOS GUARUS

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Campos Guarus > Apresentação > Diretoria de Pesquisa e Extensão > Estágios na Licenciatura em Música

Estágios na Licenciatura em Música

por Diretoria de Pesquisa e Extensão - Campos Guarus publicado 29/07/2020 13h30, última modificação 03/06/2022 18h31

Estágios na Licenciatura em Música

Nesta página você encontrará todas as informações necessárias para formalizar o seu estágio, bem como links para os modelos solicitados. Todas as orientações foram baseadas nos artigos do Regulamento Geral de Estágio do IFFluminense de 10 de março de 2016.

1. Estágio Obrigatório e Não Obrigatório

O estágio obrigatório é realizado de acordo com os períodos previstos no programa de curso do estudante, definido pelo IFF. Os estágios não obrigatórios são todos os estágios realizados fora do período previsto pelo curso. Para que você possa realizar um estágio formalmente, você deverá:

  • Estar regularmente matriculado em ao menos uma disciplina do curso e frequentando;

  • Estar coberto pelo seguro contra acidentes pessoais;

  • Realizar no mínimo a quantidade de horas de estágio obrigatório que são previstas no programa de curso. As horas excedentes são contabilizadas como horas complementares;

  • Realizar a entrega de relatórios e fichas de avaliação nos períodos previstos para a coordenação de estágios do seu curso em formulários próprios;

  • Realizar o registro das atividades diárias e coletar, assinaturas das partes enviadas e anexá-las ao relatório final;

  • Comunicar as dificuldades e impedimentos ao longo do estágio à coordenação de estágios para que as devidas providências sejam tomadas.

2. Como Formalizar o Estágio?

Siga os passos abaixo para formalizar o estágio.

1. Instale o APP do IFF Guarus escaneando o QR Code abaixo ou pelo link: https://dpei-iffguarus.glideapp.io/

 

2. Faça uma Solicitação de Carta de Encaminhamento ou Preenchimento de TCE pelo App e aguarde a resposta para seguir para o próximo passo.

 

3. Preencha o seu Termo de Compromisso de Estágio por Formulário Online em https://bit.ly/tceMusica e aguarde o recebimento do email.

  

3. Baixe o TCE enviado por email e colete as assinaturas. Caso não encontre, verifique a sua caixa de spam.

4. Acesse o formulário de entrega em http://bit.ly/entregatcemusica, selecione o seu preenchimento e envie o TCE em PDF assinado como anexo. Caso você seja docente, envie também o documento de comprovação de docência.

 

3. Registro de Atividades

Você deve realizar o registro diário das suas atividades e coletar as assinaturas dos regentes de cada atividade. Faça isso pelo aplicativo através do botão "Cadastrar Atividade". Acesse o link a seguir e veja como fazer o cadastro e coletar assinaturas pelo app: https://portal1.iff.edu.br/nossos-campi/campos-guarus/apresentacao/diretoria-de-pesquisa-e-extensao/app_meu_estagio_iff_guarus#atividades


4. Finalização do Estágio

É obrigação do estagiário apresentar os documentos de acompanhamento e finalização do estágio. Veja abaixo os documentos, modelos e a forma de entrega para a Diretoria de Pesquisa, Extensão e Inovação e Coordenação de Estágios:

  • Relatório Final: deve ser entregue até 30 dias após a finalização do estágio através do app e deve conter, principalmente, informações sobre as atividades, equipamentos utilizados e conhecimentos adquiridos. Clique para ver as instruções de envio.

  • Autoavaliação de estágio: este documento deve ser entregue junto com o relatório final  e elaborado por você. Deve conter, principalmente, avaliações sobre suas atividades ao longo do estágio.

    • Acesse o app e clique no botão "Autoavaliar Meu Estágio"

  • Avaliação da Concedente:  deve ser entregue junto com o relatório final  pelo app elaborado pela concedente do seu estágio e por você e deve conter, principalmente, avaliações sobre o seu desempenho ao longo do estágio.

  • Ficha de Aprovação: o professor orientador deverá cadastrar e assinar a avaliação final pelo app colocando o status "Aprovado"/"Reprovado" ou "Válido"/"Não Válido" . 

 

5. Elaborando o Relatório Final

O relatório parcial deve ser elaborado a cada seis meses do seu estágio e deve ser assinado por você, pelo seu Supervisor de Estágio, pelo Professor-Orientador e pelo IFF. Todas as páginas devem ser rubricadas pelos mesmos (Clique aqui para baixar o modelo). Após o preenchimento e a coleta das assinaturas, o relatório deverá ser enviado pelo app.

 

6. Autoavaliação de Estágio

Além do relatório final, você também deve fazer uma auto-avaliação do seu estágio descrevendo, principalmente, as atividades, as técnicas, os instrumentos utilizados e os conhecimentos adquiridos na sua jornada de estágio. A autoavaliação é de extrema importância para que possamos realizar reajustes no programa de curso para atender melhor as demandas do mercado e da sociedade. Utilize o botão "Autoavaliar Meu Estágio" do aplicativo.