CAMPUS CAMPOS GUARUS

Tutorial para Submissão de Projetos pelo SUAP

Este documento tem como objetivo demonstrar o processo de submissão de cursos pelo SUAP.


Tutorial de Submissão de Projetos pelo SUAP do IFF

Thiago Ribeiro Nunes
Direção de Pesquisa, Extensão e Inovação

Josemara Henrique Pessanha
Coordenação de Pesquisa e Inovação

Atualização do Currículo Lattes

1. Antes de iniciar a submissão do projeto, certifique-se de que o seu Currículo Lattes foi atualizado em menos de 6 meses. Caso contrário o sistema fornece uma mensagem de Erro.

2. Acesse o SUAP e faça o login com seu usuário e senha.

3. Acesse o Menu e clique na sua foto, no canto superior direito da tela.

4. Selecione o menu "Currículo Lattes".

5. Clique em “Atualizar Currículo". Seu Currículo Lattes deve estar agora atualizado no sistema.


Submissão de Projeto

1. Na página inicial do SUAP, procure pelo texto "Você pode enviar um projeto de ..." na parte superior da tela e clique nele.


2. Selecione o edital para o projeto que deseja propor e clique em “Adicionar Projeto”.



3. Preencha todos os campos necessários para a submissão do projeto, incluindo título, resumo, introdução, justificativa, objetivos, etc.

4. Certifique-se de marcar a aceitação do termo de compromisso e clique em “Salvar”.





Adicionando Pedidos de Bolsa

Os tipos de bolsa mais comuns no IFF são os seguintes:

Bolsa PESQ12: A bolsa PESQ12 é destinada a alunos do ensino médio/técnico que desejam desenvolver projetos de pesquisa no IFF. O bolsista PESQ12 deve dedicar 12 horas semanais ao projeto de pesquisa sob a orientação de um pesquisador do IFF. A bolsa PESQ12 é uma excelente oportunidade para estudantes que desejam obter experiência prática em pesquisa enquanto completam seus estudos.


Bolsa PIBIC: A bolsa PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) é destinada a incentivar estudantes de graduação a se engajarem em atividades de pesquisa científica. Os bolsistas do PIBIC participam de projetos de pesquisa, dedicando 20 horas semanais, sob a orientação de um pesquisador experiente, contribuindo para o desenvolvimento de suas habilidades de pesquisa e aprofundando seu conhecimento em sua área de estudo.


Bolsa PIBITI: A bolsa PIBITI (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação) é voltada para estudantes de graduação que desejam trabalhar em projetos de pesquisa voltados para a inovação tecnológica. Os bolsistas do PIBITI dedicam 20 horas semanais e têm a oportunidade de trabalhar em colaboração com pesquisadores e indústrias, o que proporciona uma experiência valiosa no campo da inovação.


Bolsa EXT-12: A bolsa de extensão EXT-12 é destinada a estudantes do ensino médio/técnico envolvidos em projetos de extensão no IFF. Os bolsistas EXT-12 devem dedicar 12 horas semanais ao projeto de extensão sob a orientação de um docente. Estes projetos de extensão visam conectar o IFF à comunidade mais ampla, aplicando o conhecimento e as habilidades dos estudantes para resolver problemas práticos e fornecer serviços valiosos.


Bolsa EXT-20: A bolsa de extensão EXT-20 é destinada a estudantes do ensino superior envolvidos em projetos de extensão no IFF. Os bolsistas EXT-20 devem dedicar 20 horas semanais ao projeto de extensão sob a orientação de um docente. Estes projetos de extensão visam conectar o IFF à comunidade mais ampla, aplicando o conhecimento e as habilidades dos estudantes para resolver problemas práticos e fornecer serviços valiosos.


Bolsa ART-CULT: A bolsa ART-CULT é voltada para estudantes do ensino médio/técnico envolvidos em projetos de arte e cultura no IFF. Os bolsistas ART-CULT têm a oportunidade de explorar e promover a arte e a cultura através de diversas formas, como música, dança, teatro, literatura e artes visuais. Os projetos apoiados pela bolsa ART-CULT são importantes para o enriquecimento cultural do campus e da comunidade mais ampla.


Nota: As descrições das bolsas são baseadas na RESOLUÇÃO N.o 27, DE 28 DE ABRIL DE 2020. Por favor, consulte os detalhes e os requisitos específicos de cada bolsa na resolução.


Adicionando Pedidos de Bolsistas


1. Na página do seu projeto, clique na aba  “Equipes".

2. Clique em “Adicionar Bolsa/Aluno"; Informe a quantidade de horas para a bolsa (20 ou 12 horas); selecione o tipo de bolsa corretamente, de acordo com edital.


Importante! Você não deve selecionar nenhum estudante nessa etapa. Na etapa de seleção de bolsistas, os estudantes irão se inscrever para os processos seletivos e, posteriormente, serão alocadas nas respectivas bolsas



5. Clique em “Adicionar" para finalizar a solicitação de bolsa.


Cadastro de Metas e Atividades (Plano de Trabalho)

1. Na página do seu projeto, clique em "Metas/ Objetivos Específicos".

2. Clique em "Adicionar Meta" para cadastrar uma nova meta.

3. Para cadastrar as atividades relacionadas à meta, clique em "Adicionar Atividade".

4. No cadastro das atividades, o proponente deve selecionar qual bolsista irá desenvolver a atividade usando as caixas de seleção onde aparecem "Bolsista xxxx".

5. Repita o processo para cada meta e atividades relacionadas.


Agora seu projeto está completo e pronto para ser submetido no SUAP do IFF. Lembre-se de revisar todas as informações antes de finalizar a submissão para garantir que tudo esteja correto. Boa sorte!