CAMPUS CAMPOS GUARUS

Formalização de Estágios

Fluxo para Formalização e Acompanhamento de Estágios (Engenharia e Técnicos)

SUMÁRIO

1. Fluxo para Formalização

2. Termo de Compromisso de Estágio (TCE) 

3. Realizando o Acompanhamento

4. Substituição de Professor Orientador ou Supervisor de Estágios

5. Elaborando Relatórios Parciais e Final

6. Avaliações de Estágio

7. Renovação do Estágio

 

1. Fluxo para Formalização

 

Nesta página você encontrará todas as informações necessárias para formalizar e acompanhar o seu estágio, bem como links para os modelos solicitados. Todas as orientações foram baseadas nos artigos do Regulamento Geral de Estágio do IFFluminense de 10 de março de 2016.

Resumidamente, os passos que você deve seguir são:

Siga os passos abaixo para formalizar o estágio.

 

NOTA SOBRE ASSINATURAS DIGITAIS

Importante!

Em acordo com o DECRETO Nº 10.543, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2020, os Termos de Compromisso de Estágio e Planos de Trabalho em formato digital somente serão aceitos com assinaturas digitais avançadas, ou seja, que possuam certificado digital e meios de verificação por chave ou QRCode.

Em caso de assinaturas físicas por qualquer das partes, o Termo de Compromisso de Estágio deverá ser assinado fisicamente por todas as partes em três vias e entregue na Diretoria de Pesquisa, Extensão e Inovação para arquivamento.

 

Fluxo Resumido para Formalização


1. Instale o APP do IFF Guarus escaneando o QR Code abaixo e complete o seu cadastro. Marque Estagiário no seu perfil. Você pode acessar também pelo link em: https://dpei-iffguarus.glideapp.io/




Veja o tutorial de instalação que preparamos para você

 

2. Acesse a Guia "Estágios" na barra inferior e clique em "Iniciar um Novo Estágio";

3.  Faça um Requerimento de Verificação de Situação de Matrícula. Aqui, você pode selecionar a opção de Carta de Encaminhamento ou Preenchimento de TCE

- Carta de Encaminhamento: quando a empresa/escola solicita uma comprovação de que o IFF está encaminhando você.
- Preenchimento de TCE: quando não há necessidade de carta de encaminhamento

4. Após solicitar, clique na opção correta do estágio e preencha o formulário de acordo. Veja os passos na imagem abaixo:

5. Cadastre seu/sua professor(a) orientador(a). Preferencialmente, deve ser alguém do seu curso que possua afinidade com os assuntos do seu estágio:

Cadastre o professor orientador pelo botão “Cadastrar Orientador”. Selecione o professor correto da lista e clique em “Enviar”

 

 

 

6. Tendo adicionado o estágio, o estudante deverá criar um novo plano de trabalhocom exceção estudantes da Licenciatura, cujo plano é contemplado nos planos de aula.

7. Após cadastrar o TCE e o Plano, o estudante deverá acessar a tela do estágio e clicar no botão “Gerar TCE” para que o PDF seja gerado e enviado por email para coleta de assinaturas.

 

8. Após o clique, será gerado em alguns minutos um documento PDF do TCE e um segundo PDF do Plano de Trabalho, sendo enviados para o email do estudante, com título “Notificação de Preenchimento de TCE …”, para que ele colete as assinaturas. Uma cópia do email será enviada para a DPEI, apenas para acompanhamento e verificação. Esses emails não devem ser respondidos.

Importante!

Caso o você possua um termo da própria empresa ou escola, pule o passo 7 e siga para a solicitação de assinatura do termo

9. Ao receber o email, o aluno deverá coletar a assinatura do(a) representante da concedente e assinar. Assinaturas online podem ser aceitas, porém devem ser poder ser verificadas por URL ou QRCode.

10. Após coletar as assinaturas, o estudante deverá retornar ao cadastro do seu estágio no aplicativo e adicionar uma solicitação de assinatura do seu TCE com plano de trabalho (exceto para Música).

Importante!
O TCE e o Plano de Trabalho devem ser enviados em um PDF único

 

 

11. Após a assinatura, A Diretoria de Pesquisa, Extensão e Inovação anexará o TCE para apresentação na concedente do estágio.

 

2. Termo de Compromisso de Estágio (TCE) 


O Termo de Compromisso de Estágio é um instrumento jurídico que estabelece todas as condições para realização do estágio e deverá ser assinado pelas três partes envolvidas. O cadastro será realizado por formulário online no próprio aplicativo Oportunidades IFFAntes de iniciar o preenchimento, tenha em mãos as seguintes informações:

  • Seu endereço completo e matrícula;

  • Nome da empresa, endereço e CNPJ;

  • Nome Completo e CPF do Representante da Empresa;

  • Nome Completo e Matrícula no IFF do Professor Orientador escolhido (docente vinculado ao seu curso);

  • Nome Completo e Função do seu Supervisor de Estágio (Funcionário na Empresa);

  • Descrição de pelo menos quatro atividades de estágio com datas de início e fim de cada atividade.

  • Seguradora e apólice (somente para estágios não obrigatórios).

Caso a concedente não exija um modelo próprio de TCE, selecione um dos formulários online abaixo, leia as instruções atentamente e preencha os campos corretamente. Ao finalizar, será enviado um email com o arquivo do TCE para assinatura das partes envolvidas.

Caso a concedente do estágio possua um modelo próprio de TCE, você deverá cadastrar o estágio, anexar o TCE, e ignorar o TCE enviado por email. Certifique-se de que o TCE no modelo da empresa inclui as informações abaixo (Art. 20):

  • assinatura e qualificação do IFFluminense (endereço, representante legal, CNPJ);
  • assinatura e qualificação da Concedente (endereço, representante legal, CNPJ);
  • assinatura e qualificação do estudante ou seu representante legal, (CPF, endereço, curso, módulo ou série);
  • objetivos e finalidades do estágio;
  • plano de atividades do estagiário (Veja na próxima seção);
  • responsabilidades das partes envolvidas;
  • nome da seguradora e número da apólice de seguro de acidentes pessoais contratada em favor do estudante;
  • período de vigência do estágio;
  • valor da bolsa ou contraprestação
  • valor do auxílio-transporte;
  • descrição dos benefícios, se houver;
  • indicação de que a carga horária do estágio será reduzida pelo menos à metade nos períodos de provas e avaliações periódicas ou finais;
  • indicação do direito a período de recesso de trinta dias, sempre que o estágio tenha duração igual ou superior a um ano, a ser gozado preferencialmente durante suas férias escolares e de período de recesso proporcional, no caso de o estágio ter duração inferior a um ano;
  • menção de que o estágio não acarretará qualquer vínculo empregatício;
  • condições de desligamento do estagiário;

 

Importante! Após o cadastro, solicite a assinatura a partir do seu estágio no aplicativo.

 

2.1. Sobre o Seguro contra Acidentes Pessoais

Você deve obrigatoriamente possuir um seguro contra acidentes pessoais e você deverá especificar o nome da seguradora e a apólice no seu TCE. Se o seu estágio for obrigatório e no período previsto pelo programa do seu curso, é obrigação do IFF pagar o seu seguro e você pode deixar em branco no TCE. Caso contrário, se o seu estágio for anterior ao período previsto ou se não for exigido pelo seu curso, é responsabilidade da concedente pagar o seu seguro e você deverá preencher essa parte corretamente.

2.2. Montagem o Plano de Atividades no TCE

O TCE deve obrigatoriamente incluir o seu plano de atividades, em concordância com o Art. 22 do regulamento. Para isso, você deverá cadastrá-los a partir do seu estágio antes de gerar o TCE em PDF.

  

3. Realizando o Acompanhamento

É obrigação do estagiário apresentar os documentos de acompanhamento e finalização do seu estágio. Todos os documentos devem ser apresentados pelo aplicativo de gestão de estágios do IFF Guarus. Veja instruções mais detalhadas no tutorial da Coordenação de Estágios. Clique aqui para baixar. Os documentos e prazos são:

  • O Relatório de Parcial de Atividades: deve ser entregue a cada seis meses de estágio;
  • O Relatório Final: deve ser entregue até 30 dias após a finalização do estágio e deve conter, principalmente, informações sobre as atividades, equipamentos utilizados e conhecimentos adquiridos;
  • Autoavaliação de estágio: este documento deve ser entregue junto com o relatório final  e é elaborado por você. Deve conter, principalmente, avaliações sobre suas atividades ao longo do estágio;
  • Avaliação da Concedente:  deve ser entregue junto com o relatório final  elaborado pela concedente do seu estágio e por você e deve conter, principalmente, avaliações sobre o seu desempenho ao longo do estágio;
  • Ficha de Aprovação: documento de finalização de estágio onde o coordenador confere os documentos e atesta a validade do estágio, colocando o status "Aprovado"/"Reprovado" ou "Válido"/"Não Válido" .  A ficha é cadastrada pelo botão "Cadastrar Avaliação Final" pelo aplicativo;
  • Termo de Rescisão de Contrato de Estágio: deve ser enviado caso o estagiário(a) queira finalizar o seu estágio antes do período previsto.

4. Substituição de Professor Orientador ou Supervisor de Estágios

Caso você precise mudar de orientador ou supervisor de estágios, abra um chamado pela guia Atendimento pelo aplicativo clicando no botão "Solicitar Troca de Supervisor ou Orientador de Estágio"

 

5. Elaborando Relatórios Parciais e Final

O relatório parcial deve ser elaborado a cada seis meses do seu estágio e deve ser assinado pelo seu Supervisor de Estágio, pelo professor-orientador e por vocêTodas as páginas devem ser rubricadas pelos mesmos. Após a preparação, o relatório deverá ser enviado pelo aplicativo de gestão de estágios.

Segundo o Art. 28 do regulamento de estágio,  o término do estágio pode ocorrer por diversos motivos, como, o término do prazo estabelecido no Termo de Compromisso de Estágio, rescisão de contrato ou por decisão da concedente. Para registar o término do seu estágio junto ao IFF, você deverá apresentar o Relatório Final de Estágio (Clique para baixar o modelo).

Na folha de assinaturas, colete a assinatura do seu supervisor de estágio, definido pela empresa, do professor-orientador no IFF e, por fim, você deve assinar. O relatório deverá ser apresentado em duas vias, onde, o original deve ser entregue ao IFF e a segunda via ficará com você.

No relatório você deve incluir o seguinte:

  1. APRESENTAÇÃO: deve conter os seus dados e da empresa. Seus dados: nome completo, endereço completo, curso concluído, turno, ano de ingresso no IFF e período de estágio (início e término). Dados da empresa: nome da empresa, endereço completo, nome do chefe imediato e setor em que você atua na empresa.
  2. INTRODUÇÃO:  relate aqui a forma como você foi encaminhado à Empresa e admitido pelas mesma. Como foi a adaptação inicial às tarefas e ao ambiente de trabalho e os aspectos mais importantes da empresa, como ramo de atuação, setores, nº de funcionários, etc.
  3. DESENVOLVIMENTO: agora você deve relatar os principais eventos ocorridos e como eles interferiram no desempenho das suas atividades, as dificuldades encontradas e possíveis causas. Descreva as técnicas que você utilizou, como: processos de produção, uso de amostras, testes, ensaios, entre outras.
  4. CONCLUSÃO: faça uma análise crítica da experiência de estágio e da formação dada pelo IFF, incluindo sugestões que você considera relevantes para aprimoramento do seu curso no IFF.
  5. FICHA DE AVALIAÇÃO DA CONCEDENTE: Avaliação da empresa sobre o seu desempenho no estágio. 
  6. ANEXOS: aqui você pode incluir materiais ilustrativos, como gráficos, tabelas, diagramas, fluxogramas, fotografias, especificação de produtos, formulários, folhas de ensaio, etc.
  7. BIBLIOGRAFIA: cite livros, apostilas ou material online consultados como apoio na realização das atividades do estágio. Isso é muito importante para atualizarmos o nosso acervo no IFF. Utilize o padrão ABNT para isso (Clique aqui para ver como formatar os diferentes tipos de referências).

 

  • Ao final, envie o relatório devidamente assinado pelo aplicativo. Clique aqui para mais orientações aqui.

 

6. Avaliações de Estágio

Ao finalizar o seu estágio você deve entregar, além do relatório final, uma auto-avaliação e uma avaliação realizada pela sua Empresa.

6.1. Elaborando a Autoavaliação

Além do relatório final, você também deve fazer uma auto-avaliação do seu estágio descrevendo, principalmente, as atividades, as técnicas, os instrumentos utilizados e os conhecimentos adquiridos na sua jornada de estágio. A autoavaliação é de extrema importância para que possamos realizar reajustes no programa de curso para atender melhor as demandas do mercado e da sociedade. Utilize o botão "Autoavaliar Meu Estágio" do aplicativo.

 

6.2. Elaborando a Avaliação da Empresa

A empresa também deve realizar uma avaliação da sua atuação como estagiário. Para isso, ela deve elaborar o termo de realização de estágio. Essa avaliação estar no mesmo documento do seu relatório parcial/final.

6.3. Ficha de Avaliação de Estágio

Por último, após entregar os documentos anteriores, a avaliação do seu estágio deverá ser realizada pelo aplicativo. O professor Orientador deverá cadastrá-la pelo botão "Cadastrar Avaliação Final".

Importante! Caso o mesmo estágio seja utilizado tanto como estágio obrigatório, como não obrigatório para horas complementares, o Orientador deverá cadastrar uma avaliação final para cada modalidade de estágio. 

8. Renovação do Estágio

 

Importante! Para renovação, o estudante deverá quitar as pendências de fichas de avaliação e relatórios dos estágios anteriores.

A renovação do estágio é realizada mediante nova solicitação de verificação de matrícula, elaboração e assinatura de termo aditivo de estágio.  Para isso, o estagiário deverá:

  1. Baixar, preencher e coletar as assinaturas do aditivo. Clique para baixar.
  2. Cadastrar um novo Plano de Trabalho referente ao novo período de estágio.
  3. utilizar o botão "Renovar" no aplicativo de estágios e anexar o aditivo para assinatura.