Campus Itaperuna realiza II Novembro Negro, com apresentações culturais, debates e exposição fotográfica

Evento organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas é aberto ao público e acontecerá nos dias 22 e 23 de novembro.

O Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) Campus Itaperuna realizará, nos dias 22 e 23 deste mês, o II Novembro Negro. O evento será o ponto alto de um trabalho diário que vem sendo realizado no campus desde o início do ano, com uma série de atividades voltadas para a discussão da história e cultura do negro e dos povos indígenas no país. A organização é do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Itaperuna.

Segundo o técnico em Assuntos Educacionais do campus Itaperuna Eduardo Lucindo Cunha, que é um dos organizadores do evento, o II Novembro Negro é uma forma de marcar o 20 de novembro, o dia simbólico da morte de Zumbi dos Palmares:

"A Lei 10.639 vem sendo, muitas vezes, cumprida apenas uma vez por ano no país, que é justamente no 20 de novembro. Essa data é realmente muito importante de ser lembrada. Contudo, nosso evento é visto como ápice de todo um esforço feito ao longo do ano para que a história e a cultura afro-brasileiras e indígenas não sejam trabalhadas nas escolas apenas no sentido folclórico, mas trazendo a marca civilizatória dos povos oprimidos", destaca.

(Exposição fotográfica na 1ª edição do Novembro Negro)

A edição deste ano do Novembro Negro marca também a formatura dos primeiros alunos do curso de extensão "Relações Étnico-Raciais na Escola", realizado pelo Neabi. A abertura oficial será na terça-feira, dia 22, com a apresentação dos trabalhos finais dos participantes do curso, durante o painel  "Educação para as relações étnico-raciais: panorama de uma década da Lei 10.639".

"Também serão feitas duas justas homenagens: uma ao mestre de capoeira Gilberto e outra aos 100 anos da certidão de nascimento do samba, que foi a gravação do samba 'Pelo Telefone', de Donga, em 1916", acrescentou Eduardo.

(Aula do curso de extensão "Relações Étnico-Raciais na Escola", realizado pelo Neabi do Campus Itaperuna)

O evento será aberto ao público e terá, em sua programação, uma exposição fotográfica, roda de capoeira, apresentação musical e desfile temático. Segundo a diretora-geral do IFFluminense Itaperuna, Michelle Maria Freitas Neto, apesar de estar ainda na segunda edição, o Novembro Negro é um evento já consolidado no campus.

"Essa segunda edição traz uma grande expectativa, uma vez que os debates realizados no evento enriquecem ainda mais a formação dos nossos estudantes, além de provocar reflexões tão importantes encadeadas pelo Neabi", ressaltou.

(Apresentação cultural feita pelo Neabi do Campus Itaperuna com alunos)

Veja a programação:

22 de outubro, terça-feira:

• 18h - Abertura oficial do II Novembro Negro;
  • Painel "Educação para as relações étnico-raciais: panorama de uma década da Lei 10.639", com apresentação oral do trabalho final dos alunos do curso de extensão "Relações étnico-raciais na escola".

Local: Auditório do Bloco A;

• Exposição fotográfica "Mestre Gilberto: um mergulho na capoeira de raiz".

Local: Hall do Bloco B, até 28 de novembro.

23 de novembro, quarta-feira:

• Das 9h30min às 12h - Roda de capoeira e palestra sobre a história de Zumbi dos Palmares com mestre Gilberto.

Local: Térreo do Bloco F;

• Das 14h às 15h30min - Apresentação musical Ruptura, com o projeto de extensão "Quem canta seus males espanta"

Local: Auditório do Bloco A;

• Das 16h às 18h - Desfile temático "100 Anos do Samba", com alunos dos cursos integrados.

Local: Auditório do Bloco A;

• Das 18h15min às 19h40min - Encerramento do II Novembro Negro.

Roda de samba dos alunos do Proeja e professora Gabriela.

Local: Auditório do Bloco A.

Comunicação Social Campus Itaperuna