Projeto de Astronomia do Campus Avançado Cambuci é destaque na VII Mostra de Extensão

O Programa de Astronomia, Projeto de Extensão do IFFluminense Campus Avançado Cambuci, recebeu o Prêmio de Melhor Apresentação Oral da Área Temática de Cultura, na VII Mostra de Extensão IFF-UENF-UFF.

O Programa de Astronomia, Projeto de Extensão do IFFluminense Campus Avançado Cambuci recebeu o Prêmio de Melhor Apresentação Oral da Área Temática de Cultura, na VII Mostra de Extensão IFF-UENF-UFF. O evento foi realizado em Campos dos Goytacazes, na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2016, em outubro. A apresentação foi realizada pelo coordenador do projeto, o Professor Júlio César Gallio da Silva, e os três alunos participantes, Andrik Liberatori Monteiro, Nínive Duarte Caldas e Otávio Ramos Lacôrte.

Na exposição, a equipe pôde destacar o compromisso em propiciar um contato maior com a Astronomia à população de Cambuci e aos municípios vizinhos. Também foram apresentadas as atividades extensionistas que são realizadas, como as sessões públicas de observação do céu noturno com telescópio e a criação de canais de comunicação, com o objetivo de fomentar o diálogo com o público e prover acesso a material produzido pelo projeto, como uma página no Facebook (https://www.facebook.com/astronomiaiff/) e um blog (http://astronomiaiffcambuci.blogspot.com),

(O professor Júlio Gallio com os estudantes que integram o projeto)

De acordo com o coordenador do projeto, professor Júlio César Gallio, apesar do curto tempo de trabalho e consolidação do projeto, outras ações futuras estão sendo planejadas. “São cerca de seis meses desde o seu início, mas temos planos, como incentivo em escolas da região às atividades promovidas pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e Mostra Brasileira de Foguetes. Estamos analisando também a possibilidade de somar esforços ao trabalho de Marcelo Teixeira Campos, licenciado pela UFF de Santo Antônio de Pádua, que consiste na construção de telescópios caseiros de baixo custo para doação a estudantes da região”, contou o professor Gallio.

“A equipe do Programa de Astronomia gostaria de agradecer à organização do evento pelo reconhecimento do seu trabalho realizado em potencial e dedicar essa conquista a toda a comunidade acadêmica do Campus Cambuci, por todo o seu empenho em promover a cultura e educação junto à população atendida por seu trabalho”, concluiu o professor.

Sobre o Programa: O IFFluminense desenvolve atividades de astronomia em vários de seus campi desde 2009, quando foram adquiridos telescópios com verba do Ministério da Educação (MEC) para incentivo à astronomia nos Institutos. A partir de 2013, foi criado o Programa de Astronomia institucional por meio de edital que regulamentou e expandiu a atividade. O Programa de Astronomia do Campus Avançado Cambuci iniciou suas atividades em abril de 2016, como resultado de uma consolidação de objetivos de um grupo de servidores interessados por essa disciplina. Atualmente, a equipe é composta por três professores, das áreas de Física, Matemática e Filosofia, bem como três bolsistas, alunos do segundo ano do Ensino Médio integrado ao Curso Técnico em Recursos Naturais do Campus Avançado Cambuci.

A equipe trabalha com o propósito de aproximar a mais antiga das Ciências do público interessado. Como atividade, a equipe já realizou algumas observações públicas do céu noturno com o telescópio do campus, onde as pessoas têm a oportunidade apreciar em mais detalhes a beleza do céu noturno.