Projeto Inovar estimula estudantes na criação de produtos inovadores

Campus Santo Antônio de Pádua desenvolve um projeto de empreendedorismo chamado "Inovar", que tem como objetivo a criação, o desenvolvimento e o lançamento de um novo produto pelos estudantes.

Desenvolver produtos originais, melhorá-los, modificá-los e trabalhar novas marcas são exigências de um mercado que se transforma todos os dias em virtude das mudanças das preferências dos consumidores, do avanço da tecnologia e das ações da concorrência. O atual cenário competitivo não só exerce pressão sobre as empresas para inovações, como também para produzi-las mais depressa.

Nesse contexto, o Campus Santo Antônio de Pádua desenvolve um projeto de empreendedorismo chamado "Inovar", sob a coordenação do professor Fábio da Silva Eiras, e que tem como objetivo a criação, o desenvolvimento e o lançamento de um novo produto pelos estudantes, com base nos conceitos e nas ferramentas abordados durante o curso.

Os resultados das atividades foram apresentados durante o evento "Inovar 2016", realizado no dia 19 de outubro, na sede do campus. Quatro grupos formados pelos alunos do 2º ano do Curso Técnico em Administração fizeram o lançamento de seus produtos desenvolvidos ao longo das aulas. Na ocasião, eles utilizaram diversos programas de Marketing para promover suas inovações, tais como demonstrações, sorteios de brindes, propaganda impressa e audiovisual.

De acordo com o coordenador, “o 'Projeto Inovar' possibilitou a ação prática do que foi visto durante todo o segundo ano, integrando diversos conceitos e áreas do curso. Os alunos apresentaram, de maneira tangível, os elementos de alguns componentes curriculares como, por exemplo: Marketing, Gestão da qualidade, empreendedorismo, etc. Sem dúvida, a primeira edição do Projeto Inovar foi um sucesso”, ressalta Fábio.

Os produtos lançados pelos alunos foram: Bluber: uma calça legging para academia que se transforma em blusa para as pessoas que fazem exercícios físicos. É um produto dois em um; Ergoportes: consiste em um suporte para carteiras escolares feito à base de madeira, com um leve tom envernizado, contando com uma rosca borboleta na parte inferior que serve para o ajuste do produto, mantendo-se fixo na superfície da mesa; Solafast: uma junção entre uma palmilha e a meia, sendo uma combinação que facilita o uso de calçados; Revell Beer: trata-se de um hambúrguer que tem a sua carne preparada com cerveja artesanal. A empresa também oferece hot-dog com molho acervejado.

A equipe Ergoportes destacou que a participação no evento foi uma experiência única. “As habilidades só são aprimoradas com a prática, e poder transformar todo o nosso conhecimento teórico em algo realmente prático e visível para as pessoas é muito bacana. Todo bom profissional só se torna bom mesmo quando vence seus limites e alcança suas metas, e assim foi o projeto”.

A estudante Adriana Molina concorda com os colegas e acredita que foi uma experiência muito boa porque, segundo ela, "você vê a dificuldade que é lançar o produto no mercado, principalmente pela marca ser nova e não ser conhecida entre as pessoas; percebe o cuidado que se deve ter com os gastos da empresa, como, por exemplo, na questão do estoque da matéria-prima do produto; o preço que deve ser acessível; e a qualidade do produto, que deve ser a melhor possível, para satisfação do cliente”, diz.

A ideia agora é realizar o mesmo trabalho com os demais alunos do curso.

“O evento Inovar exemplifica a importância do protagonismo dos estudantes frente ao desafio da integração. O fato de eles construírem produtos inovadores oportuniza o diálogo entre os diversos conhecimentos humanísticos e tecnológicos. Dessa forma, efetivamos a formação cidadã plena, esta descrita nas diretrizes dos Institutos Federais. Parabéns aos alunos, à Coordenação de Administração e aos demais servidores envolvidos!", destaca Arthur Rezende da Silva, diretor-geral do campus.

Veja abaixo as fotos dos projetos:

Bluber:

Ergoportes: