Oficina de Pintura encanta participantes da XIII Semana de Ciência e Tecnologia

Quem passou pelo evento realizado por IFF-UFF-Uenf (17 a 21 de outubro) ficou impressionado com a exposição de quadros no Hall do Centro de Convenções da Uenf.

Palestras, apresentações orais, leitura de banners: o rigor da vida acadêmica. Após a imersão em trabalhos pautados pela exigência metodológica e científica, o olhar de estudantes e pesquisadores pousa em naturezas mortes, cenas, paisagens, todas pintadas por participantes da Oficina de Pintura do Campus Campos Centro, coordenada pela servidora Mara Amaral.

- Eles ficam encantados porque, num ambiente muito técnico, muito científico, muito específico de alguma coisa, não imaginam um técnico ou um arquiteto que aperta um parafuso, ou que constrói um prédio, pintando! É um choque positivo! É muito interessante. O crescimento de conhecimento é muito grande, de sentimentos... É um somatório – comenta Mara sobre a reação dos acadêmicos e estudantes diante das telas.

(Estudantes apreciam uma das telas expostas no hall)

A turma de aprendizes artistas que encantou os participantes das Mostras de Extensão e Pós-graduação é composta por alunos, ex-alunos, servidores da ativa e aposentados do IFFluminense e por pessoas da comunidade externa que encontram, na arte, uma forma de descobrir e mostrar os seus talentos. Ao todo, envolve cerca de 150 pessoas, e o perfil desses participantes é bastante diverso, pois engloba uma faixa-etária que vai dos 15 aos 87 anos.

Leonardo Fonseca, aluno da Universidade Federal Fluminense (UFF) e bolsista voluntário do projeto, explica que muitos dos quadros produzidos nascem da inspiração do artista, que vê uma foto ou se identifica com determinado personagem ou paisagem, e decide pintar; e que outros já obedecem a uma linha temática e a técnicas. “Há pinturas em que o autor simplesmente tira uma foto e decide pintar; outras, como a que retrata o Ginásio do Campus Centro, aplica a técnica do espatulado e utiliza tinta óleo. Há quadros que foram produzidos para a Feira do Saber e têm como tema o patrimônio arquitetônico de Campos, como o Mercado Municipal, a Catedral, e o Chafariz Histórico”, expõe.

(Geometria da lateral do Ginásio de Esportes intriga participante da XIII Semana)

Os quadros foram elogiados por olhares amadores, contemplativos e técnicos. Tiago Quintes, servidor do IFFluminense que trabalhou na cobertura fotográfica da Semana, avaliou positivamente a iniciativa de divulgação da arte e da cultura, promovida pela Oficina. “Gostei muito do que vi; havia quadros que usaram o próprio IFF como tema, com cenas em que as pessoas normalmente não prestam atenção; já outros retratavam a boa arquitetura de Campos. Esse tipo de aprendizado é importante para garantir uma formação integral desses alunos, juntando a arte ao conhecimento técnico e desenvolvendo a criatividade, uma competência muito útil no próprio mercado de trabalho”.

(O humor também foi tema dos trabalhos, como nesta versão muito pessoal dos Minions)

A Oficina de Pintura do Campus Centro divulga suas ações no Facebook. Conheça a página AQUI

Comunicação Social do Campus Campos Centro