Instituto encerra o ano com entrega e retomada de obras

Obras que estavam paralisadas nos campi do IFFluminense serão retomadas a partir de janeiro de 2017. Assinatura ocorreu na tarde de quarta-feira, 21 de dezembro.

As equipes da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional e da Diretoria de Infraestrutura e Obras se reuniram com representantes da empresa Engeplanfer, na tarde de quarta-feira, 21 de dezembro de 2016, para assinatura das ordens de serviço que autorizam o reinício de cinco obras paralisadas no IFFluminense. São elas: restaurante do Campus Itaperuna, alojamento do Campus Bom Jesus do Itabapoana, laboratório e padaria, também do Campus Bom Jesus, e reforma e ampliação (segundo pavimento) do bloco A do Polo de Inovação. Neste pacote, também está a autorização do início da obra da Casa do Mel, em Bom Jesus.

“Quando assumimos a gestão em abril deste ano, nossa meta era retomar as obras paralisadas que prejudicam o planejamento educacional”, explica José Luiz Boynard, pró-reitor de Desenvolvimento Institucional. “Então, este esforço resultou na recontratação de todas as obras, por uma mesma empresa que venceu as licitações”, complementa, explicando que as obras foram paralisadas por rescisão de contrato.

Durante a reunião, o diretor de infraestrutura e obras do IFFluminense, Marcelo Peixoto, conversou com os representantes da empresa, apresentou a equipe de engenheiros, arquitetos e fiscais que acompanharão as obras, falou sobre prazos, pagamentos, exigências de segurança do trabalho, entre outros assuntos. Os cronogramas têm início em janeiro de 2017.

A expectativa é de também autorizar, ainda em 2016, as obras do bloco de laboratórios do Campos Guarus, pela empresa Nascimento e Filhos, e da base da Reitoria na Av. Arthur Bernardes, em Campos, pela empresa Enteux. Os contratos já foram emitidos, aguardando apenas a assinatura das empresas contratadas.

Ao todo, foram realizados oito processos licitatórios de obras no exercício 2016, fruto de um trabalho conjunto entre a Pró-reitoria de Administração (Proad) e a Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin). “É importante destacar, ainda, a seriedade e transparência do trabalho da Comissão Permanente de Licitação na condução desses processos, além do trabalho em equipe, que possibilitou este resultado positivo. É um esforço conjunto que envolve várias etapas: a elaboração dos projetos, condução de todos os processos licitatórios, emissão e assinatura dos contratos, emissão das ordens de serviço, entre outras ações que estão interligadas”, destaca Guilherme Batista, pró-reitor de Administração.

Além das obras citadas, houve também a entrega de outras que estavam em andamento. “Fizemos um esforço neste ano para concluir obras em andamento, e várias foram entregues: Parque Acadêmico de Itaperuna, Espaço-Aluno de Bom Jesus, bloco administrativo de Macaé, Centro de Artes Anoeli Maciel (Cenacam) e área administrativa do Campos Centro, bloco de salas de aula em Cambuci e restaurante de Cabo Frio. A única exceção é a fábrica de ração em Bom Jesus, que também está paralisada e que, por dificuldades de prazo, não pode ser retomada, mas já está entre as metas de 2017”, diz Boynard.

Orçamento: Além do trabalho realizado em torno das obras, a equipe do Instituto, por meio de um planejamento eficiente, conseguiu executar todos os limites orçamentários liberados para 2016. “Considerando os limites orçamentários disponibilizados pelo Ministério da Educação para o IFFluminense, conseguimos executar 100% dos recursos liberados neste exercício de 2016, o que representa um resultado positivo, fruto de muito planejamento e do trabalho em conjunto da Proad e suas respectivas diretorias com as diretorias administrativas e orçamentárias dos campi. Além disso, foram liberados, na última sexta-feira, dia 23 de dezembro, limites orçamentários de investimentos para o IFF no valor de R$ 1.876.732,57, que foram investidos nas obras com previsão de serem finalizadas no exercício 2017 - construção do Campus Itaboraí, construção do Restaurante Estudantil do Campus Itaperuna e reforço estrutural e ampliação do Bloco A do Polo de Inovação”, conclui Guilherme.

(Clique na imagem para ver a galeria de fotos)

Comunicação Social da Reitoria

registrado em: InFForme, Obra, Orçamento