Campus Santo Antônio de Pádua terá Fórum de Alunos

Fórum de Alunos, formado no Campus Santo Antônio de Pádua, amplia o diálogo entre a gestão e os estudantes. Reuniões mensais serão realizadas a partir de 2017 para discussões de temas diversos.

O Campus Santo Antônio de Pádua está construindo mais um espaço democrático de participação dos estudantes: o Fórum de Alunos. Além das instâncias representativas do IFFluminense, como Conselho de Campus, Conselho Superior (Consup), Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cenpe), dentre outras, identificou-se a necessidade de maior espaço de diálogo entre a gestão e os estudantes.

O Fórum tem por objetivo principal ser uma esfera propositiva e consultiva sobre os diversos temas relativos aos estudantes, quais sejam: Ensino, Pesquisa, Extensão, Cultura, Gestão, Assistência Estudantil, dentre outros.

Será composto pelos seguintes membros: diretor-geral do Campus Santo Antônio de Pádua (Presidente); representantes de todas as turmas; coordenadores dos cursos técnicos; titular da Direção de Ensino e de Políticas Estudantis ou um representante por ele indicado; titular da Direção de Extensão, Pesquisa e Cultura ou um representante por ele indicado; titular da Direção Administrativa ou um representante por ele indicado; representante do Grêmio Estudantil; e representante do segmento Discente do Conselho de Campus. A ideia é de que sejam realizados encontros mensais, que passarão a ocorrer com efetividade em 2017.

“Há uma necessidade de um canal de diálogo permanente dos estudantes com a gestão. Esperamos que este Fórum de Alunos potencialize esse diálogo, tornando-se um espaço que colabore com a permanência e êxito do estudante. É objetivo também deste Fórum ser um espaço para divulgação oficial das ações da gestão com os alunos”, ressalta Arthur Rezende da Silva, diretor-geral do Campus Santo Antônio de Pádua.

O Fórum conta com um regulamento próprio, que foi construído por meio de reuniões da direção-geral do campus com os representantes de turma. O trabalho foi concluído no dia 15 de dezembro de 2016, com a formalização do espaço e apresentação das diretrizes finais. Na oportunidade, foram passados alguns informes para os alunos e também a lista de aquisições de compra de permanentes no ano de 2016 e, principalmente, do empenho de equipamentos para os laboratórios de estudos, muito aguardados pelos alunos.

O estudante Anthony Gabry da Silveira, 17 anos, do Curso Técnico Integrado em Administração, participou da construção e acredita que o Fórum tem um papel indispensável nas relações do campus. “Nos encontros, são propostas estratégias alinhadas ao posicionamento e ao planejamento da instituição, diminuindo os conflitos e as divergências. Faz-se valer a voz do aluno, um importante protagonista neste meio e que age como representante dos colegas de classe, levando ao encontro pautas a serem debatidas e valorizando os bons resultados e a eficácia de sua realização”, ressalta.

Comunicação Social do Campus Santo Antônio de Pádua com Reitoria

registrado em: InFForme